Notícias

PRUDENTÓPOLIS: paróquia São João Batista oferece curso pré-vestibular gratuito

Ao todo, 82 alunos estão matriculados no projeto que é realizado através de voluntariado. As aulas vão até o final do ano. O cursinho supre uma necessidade da região.

14/07/2017 10:42:00


Em um trabalho inovador, com destaque para a promoção social de pessoas da comunidade, a paróquia São João Batista, em Prudentópolis, deu início às aulas de um cursinho pré-vestibular gratuito no último dia 27 de junho.

A aula inaugural, presidida pelo professor e diretor-geral da Faculdade Guariracá, de Guarapuava, Juarez Matias Soares, contou com a participação de centenas de pessoas, dentre alunos e autoridades locais que foram prestigiar o evento e conhecer o projeto pioneiro na cidade.

Conforme detalhou o vigário daquela paróquia, padre Marco Aurélio da Costa, a iniciativa de oferecer o curso preparatório para o vestibular se soma às comemorações dos trezentos anos de encontro da imagem da padroeira do Brasil no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo e também pelos quatrocentos anos de fundação da Congregação da Missão (CM), os Vicentinos, que atuam naquela paróquia desde sua fundação há mais de cem anos. “Este trabalho marca o Ano Jubilar de Aparecida, pelos três séculos de encontro da imagem da padroeira do Brasil e também pelos quatrocentos anos de fundação de nossa congregação, os Vicentinos. Esta ação foi promovida pelas Voluntárias da Caridade de nossa paróquia, com apoio de toda a comunidade que percebeu na iniciativa uma grande oportunidade de promoção social e de abertura de chances de competição em pé de igualdade para os estudantes”, salientou padre Marco.

Conforme a coordenação, o projeto visa atender às necessidades de muitos jovens da região, que como ocorre na maioria das cidades pequenas, não conta com cursos preparatórios para vestibulares, concursos e afins. “Notamos a necessidade de abrir este espaço para que os jovens se preparassem. A coordenação, juntamente com dois professores, realizou diversas reuniões para a elaboração do projeto que foi aprovado. Integrantes do curso pré-vestibular de Ponta Grossa, Imaculada Conceição, encorajaram a equipe de Prudentópolis e forneceram base e subsídios para que os trabalhos fossem possíveis em nossa paróquia”, reforçou o vigário.

As aulas contam com a participação de oitenta e dois alunos, numa faixa etária de 25 anos. Os professores são voluntários que atuam nas instituições de ensino de Prudentópolis e da região. As aulas são realizadas no Centro Social Nossa Senhora das Graças. Alunos e familiares que podem, contribuem com alguma quantia em dinheiro para que as despesas sejam mantidas. “O cursinho é mantido através da ação social paroquial, com colaboração simbólica dos alunos, parcerias com faculdades da cidade, voluntariado dos professores e colaboradores espontâneos. Que São Vicente de Paulo, patrono da caridade e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, roguem por essa ação social e por todas as pessoas envolvidas neste trabalho”, ressalta padre Marco.

Os professores Flávio Maia e Antônio Bahin, coordenam o projeto.  Padre Marco Aurélio Costa é o coordenador da iniciativa. 

Galeria de Fotos