Agenda

Diocese de Guarapuava se prepara para a 38ª edição da Assembleia do Povo de Deus

O evento será em Curitiba, nos dias 23 e 24 de setembro. Mais de cinquenta pessoas de diocese de Guarapuava confirmaram presença.

09/08/2017 16:12:00


Na tarde do último dia 05 de agosto, sacerdotes, religiosos e lideranças leigas da diocese de Guarapuava, participaram, na paróquia Bom Jesus, no Bairro Trianon, de uma reunião em preparação para a 38ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB, que compreende a Igreja Católica no Estado do Paraná, que será realizada em Curitiba, nos dias 23 e 24 de setembro.

Na Assembleia-geral de 2016, que também foi na capital paranaense, ficou decidido que a cada dois anos, os encontros seriam realizados por províncias, para depois, no ano seguinte, representantes de todas as dioceses, se reunirem na capital do Estado, para um encontro geral. As assembleias por província, conforme a organização; seriam para facilitar os deslocamentos das lideranças e, assim, possibilitar a participação de um maior número de pessoas. O bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, explicou a situação e assentiu que da maneira que ficaram acertados os encontros, todas as dioceses ganham em qualidade e em participação. “Até o ano de 2016, era realizada uma Assembleia por ano e estes encontros se davam nas diversas cidades do Estado, com a presença de pessoas de todas as dioceses. Com o intuito de facilitar a participação de mais lideranças, ficou acertado, no ano passado, em Curitiba, que os encontros seriam descentralizados, ou seja, a cada dois anos, os encontros seriam realizados nas províncias e, no ano seguinte, todos se reuniriam em uma assembleia geral, para todo o Paraná. Com isso, tenho certeza de que mais pessoas poderão participar e entender os trabalhos da Igreja nos mais diferentes locais”; destacou Dom Wagner.

Em entrevista, o assessor da Ação Evangelizadora na diocese, padre Itamar Abreu Turco, destacou a importância da reunião de preparação para a Assembleia do Povo de Deus. “Nossa diocese vai enviar mais de cinquenta pessoas para este encontro em Curitiba. Esta reunião serviu para abrir novas possibilidades de desenvolver bons trabalhos. Considero o encontro de hoje muito positivo”, grifou padre Itamar.

O Regional Sul 2 da CNBB é formado por quatro províncias, com sedes nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina. As quatro províncias agregam dezoito dioceses e duas eparquias. A diocese de Guarapuava pertence à província de Curitiba.

A 38ª Assembleia do Povo de Deus será realizada na Casa de Retiros do Mossunguê, na capital paranaense.

 

Com informações dos jornalistas Jorge Teles e Céci Maciel da Central Cultura de Comunicação

Foto: Jorge Teles

 

Galeria de Fotos