Notícias

GUARAPUAVA: Paróquia Sant’Ana comemora Jubileu de Ouro com grande festa

Segundo o administrador paroquial, padre Itamar Abreu Turco, as comemorações não param e a comunidade já começa a preparar os próximos cinquenta anos.

12/03/2018 16:45:00


A paróquia Sant’Ana, em Guarapuava, comemora cinquenta anos de sua fundação no dia 10 de março. Para celebrar o momento especial, o tema escolhido foi: “Paróquia Sant’Ana, 50 anos de evangelização”.

Desde julho de 2017, durante a festa da padroeira, os festejos jubilares foram lançados. A partir de então, uma vasta programação passou a ser planejada pelos coordenadores de pastorais e movimentos da paróquia, com o intuito de deixar ainda mais bonita a comemoração pelo meio século de existência desta que foi a primeira paróquia fundada pela diocese de Guarapuava.

Conforme o administrador paroquial, padre Itamar Abreu Turco, o momento foi de muita alegria pela vivência do ano jubilar. “Sant’Ana foi a primeira paróquia criada pela nossa diocese de Guarapuava. O tempo passou e muita coisa mudou. A cidade cresceu e a Igreja se torna cada vez mais necessária na vida das pessoas. Por isso, este meio século de existência de nossa paróquia foi uma das mais bonitas oportunidades para se celebrar e viver o Jubileu em sua plenitude. Começamos nossa preparação já no ano passado, pois tudo isso demanda dedicação e tempo. Por isso, este é o momento de fortalecermos nossos vínculos familiares e de celebrar a vida e a união. Nosso momento festivo não acaba aqui. Desde já, eu convido a todos para que juntos, passemos a preparar os próximos cinquenta anos”, sublinhou padre Itamar.

HISTÓRIA

A paróquia Sant’Ana foi criada no dia 10 de março de 1968, com cerimônia presidida pelo primeiro bispo diocesano de Guarapuava, Dom Frederico Helmel, da Congregação Sociedade do Verbo Divino (SVD). O Primeiro Pároco a assumir os trabalhos foi padre Henrique Daniel’s, também da mesma congregação que o bispo. A paróquia Sant’Ana foi a primeira criada por Dom Frederico. Em princípio, seus padres passaram a atender 44 Capelas espalhadas pela cidade e interior do município. Destas, quatro ficavam em Guarapuava e outras quarenta, nos  distritos de Turvo (hoje, município) e Guairacá.

Em seus cinquenta anos de existência, a Paróquia Sant’Ana continua passando por mudanças constantes e várias reestruturações. A cada momento, oportunidades de evangelização e de inserção social são criadas. Como fonte inesgotável de fé e caridade, esta Comunidade irradia alegria para toda a diocese de Guarapuava.

Galeria de Fotos