Notícias Paroquiais

Paróquia de Pitanguinha divulga suas atividades recentes

A celebração do tríduo marcou os dez anos de fundação da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pitanga. Centenas de pessoas participaram do momento especial para a comunidade.

15/05/2018 08:36:00


ENCONTRO E GINCANA

A paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Pitanguinha, em Pitanga, promoveu um encontro com os coroinhas no último dia 29 de abril. O evento foi realizado na capela Borboleta São Roque, interior do município e reuniu mais de setenta crianças e adolescentes de todas as comunidades da paróquia.

Na parte da manhã, o pároco local, padre Gilson José Dembinski, trabalhou a espiritualidade do coroinha. O sacerdote também passou aos presentes, noções básicas de liturgia e rito.

Na parte da tarde, Salete Lucachevski, juntamente com a equipe de animação paroquial, promoveu uma gincana com os presentes. Houve muita diversão, momentos de confraternização e aprendizagem através das brincadeiras, segundo informaram os coordenadores do encontro.

DEZ ANOS DE PARÓQUIA

A paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pitanga, comemorou dez anos de fundação no último dia 01 de maio.

Para celebrar o momento especial para aquela comunidade, foi realizado um tríduo de 28 a 30 de abril.

Na ocasião, conforme os organizadores do momento celebrativo, foram relembrados períodos especiais vividos pela comunidade e os pioneiros receberam homenagens. No encerramento dos trabalhos, um bolo de aniversário da paróquia foi dividido com os presentes.

SOBRE A PARÓQUIA

A igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi construída em 1984, como capela da paróquia Sant’Ana de Pitanga. Em 2008 foi elevada à categoria de paróquia, pelo bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva.

Desde então, a nova comunidade passou a traçar seus passos com base na evangelização, sempre evidenciando o espírito de amor, base do cristianismo.

Vinte e uma comunidades compõem o território da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

ACAMPAMENTO

As paróquias São Roque, em Boa Ventura de São Roque e Perpétuo Socorro, do bairro Pitanguinha, em Pitanga, preparam o primeiro acampamento em conjunto.

A data ainda não foi definida, mas os preparativos já começaram e o evento deve ser realizado ainda este ano.

No dia 05 de maio, os campistas das duas paróquias se reuniram em Boa Ventura de São Roque e partilharam experiências vividas neste tipo de atividade religiosa.

Depois da missa, das 19h, os trabalhos foram conduzidos pelo pároco de Pitanguinha, padre Gilson José Dembinski, que detalhou sobre a função enriquecedora dos acampamentos.

CORAL INFANTIL

No dia 22 de abril, o coral “Anjos do Perpétuo Socorro”, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Pitanga, se apresentou na comunidade rural, Vorá de Cima. Após a missa as crianças participaram de um momento de confraternização com a comunidade. O objetivo das visitas das crianças às comunidades para cantar nas missas, é incentivar e fortalecer a participação de mais crianças no coral, como instrumento de evangelização.

O coral infantil “Anjos do Perpétuo Socorro”, é um projeto que visa despertar e incentivar as crianças da comunidade a evangelizar através da música.

IMAGEM DA PADROEIRA

No dia 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, fez uma celebração de envio da imagem da padroeira, que visitará as vinte e duas comunidades que pertencem à paróquia.

Segundo a coordenação da matriz, a visita tem caráter missionário e o objetivo é unir toda a comunidade através da oração e da devoção a Nossa Senhora.

“Num clima de festa, as comunidades se reúnem, celebram a santa missa, rezam o terço e fazem a partilha dos alimentos. Depois de a imagem percorrer todas as comunidades, esta é levada à matriz, de onde saiu, para o início do tríduo e festejos da padroeira”, explicou o pároco local, padre Gilson José Dembinski.

HOMENAGEM ÀS MÃES

O coral “Anjos do Perpétuo Socorro”, da matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da cidade de Pitanga, homenageou todas as mães da comunidade com apresentação de uma canção, no último dia 13 de maio, durante a missa da manhã. Segundo a comunidade, foi um momento especial de emoção e agradecimento a todas as mães, pelo dom da vida. As mães presentes receberam uma lembrancinha da Pastoral do Dízimo.

Galeria de Fotos