Agenda

Prudentópolis prepara a 103ª edição da festa em louvor a São João Batista

Novena em louvor ao padroeiro, festivais de música e dança, além de exposições de produtos coloniais e artesanatos, fazem parte da programação das festividades.

10/05/2018 10:08:00


No dia 24 de junho, a paróquia São João Batista, em Prudentópolis, celebra a 103ª festa do padroeiro.

Em consonância com o Ano Nacional do Laicato, o tema escolhido para celebrar o momento é: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”; e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, (Mt 5,13-14).

Nos dez dias que antecedem a data, uma vasta programação cultural e religiosa foi preparada e todos são convidados a participar, conforme os organizadores.

De 15 a 23 de junho, às 19h, haverá novena na matriz. No dia 16, a partir das 13h, a paróquia preparou uma Tarde Junina, com a apresentação da quadrilha composta por alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de diversas escolas de Prudentópolis.

No dia 17 de junho, será apresentada a segunda edição do Festival de Música Sertaneja de Prudentópolis (FIMSPRUD).

Um dia antes da festa, no sábado, dia 23 de junho, um grupo de profissionais da Faculdade Guairacá, de Guarapuava, desenvolverá atividades de saúde e lazer com os presentes.

A coordenação paroquial destaca também, que durante os dias de novena, haverá barraquinhas de doces, salgados, além de espaços para exposições de artes, artesanatos e produtos coloniais.  Dentro da programação, também será realizado um torneio de vôlei e festival de dança junina. Durante as festividades, os presentes também contam com parque de diversões e atividades de lazer variadas.

Domingo, dia 24 de junho (Dia de São João Batista), às 09 horas, haverá uma procissão pelas ruas da cidade com missa solene em seguida, marcando o início das comemorações do padroeiro local.

Às 10h da manhã, será dada a largada da Segunda Maratona de São João. Após o início da prova, será aberta a exposição de carros antigos com exemplares raros de diversos colecionadores. Ao meio dia será servido um almoço à base de churrasco. À tarde, as festividades prosseguem com brincadeiras, música, show de prêmios, além de atividades diversas de interação entre a comunidade.

*Seguindo as instruções do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também da diocese de Guarapuava, através de documento assinado pela maioria dos párocos e administradores paroquiais, fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em todos os eventos da Igreja.