Agenda

Diocese de Guarapuava realiza segunda edição do Congresso dos Ministros da Eucaristia

O encontro será no dia 15 de novembro, na paróquia Divino Espírito Santo, em Guarapuava. Todos os ministros são convidados a participar. Mais de duas mil pessoas são esperadas.

10/10/2018 11:48:00


Na foto: Participantes da primeira edição do Congresso de Ministros da Eucaristia, em 15 de novembro de 2017, na catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava.

A paróquia Divino Espírito Santo, em Guarapuava, será sede da segunda edição do Congresso Diocesano dos Ministros da Eucaristia, que este ano, trás como tema: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

O encontro será no dia 15 de novembro, feriado nacional e todos os ministros são convidados a participar, conforme os organizadores.

O encontro formativo contará com assessoria dos padres: Amarildo José Novakoski, Claudemir da Silveira Didek, Carlos de Oliveira Egler, Jean Patrik Soares e Paulo Fernando Francini.

A primeira edição do Congresso de Ministros foi realizada em 2017, na mesma data, na catedral Nossa Senhora de Belém. Na ocasião, mais de dois mil ministros participaram do encontro que representou um marco histórico para toda a Igreja.

PROGRAMAÇÃO

Os trabalhos do segundo Congresso dos Ministros da Eucaristia da diocese de Guarapuava começam às 08h30, com acolhida e animação. Às 9h, haverá um momento de formação sobre o Advento, com o pároco da catedral Nossa Senhora de Belém, padre Jean Patrik Soares. Às 09h40, o pároco de Altamira do Paraná, padre Paulo Fernando Francini, fará uma palestra formativa sobre Quaresma, Semana Santa e Campanha da Fraternidade 2019.

Às 10h45, os presentes participarão de momentos de animação e descontração, em preparação para a missa que será celebrada na matriz, às 11h.

Ao meio-dia, será servido um almoço preparado pela coordenação da paróquia Divino Espírito Santo subsidiado pelas paróquias da diocese. Às 13h, os participantes retornam para um momento de animação e, em seguida, às 13h30, haverá a reza do terço, na intenção de: “Cada comunidade uma nova vocação”, uma proposta do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que começou no Paraná, com o projeto do atual bispo de Paranavaí e, então secretário-executivo do Regional (Sul 2), Dom Mário Spaki. Depois do terço, haverá troca de experiências entre os presentes. Este momento será conduzido pelo reitor do Seminário Nossa Senhora de Belém e vigário-geral da diocese de Guarapuava, padre Amarildo José Novakoski.

Novo momento de animação será realizado às 14h30, seguido de adoração eucarística às 15h. A segunda edição do Congresso dos Ministros da Eucaristia da diocese de Guarapuava será encerrada às 16h.

Confira:

08h30 - Acolhida e animação

9h – Formação: Advento - Padre Jean Patrik Soares

09h40 – Formação: Quaresma / Semana Santa / CF2019 - Padre Paulo Fernando Francini

10h45 - Animação

11h00 - Missa

12h – Almoço preparado paróquia Divino Espírito Santo

13h - Animação

13h30 – Terço / Cada Comunidade uma Nova Vocação – Partilhar as experiências – Padre Amarildo José Novacoski

14h30 – Animação 

15h00 – Adoração Eucarística

16h00 – Encerramento

PALAVRA DO BISPO

Conforme o bispo diocesano, Dom Antônio Wagner da Silva, durante o primeiro Congresso dos Ministros da Eucaristia, no ano passado, o evento teve por finalidade, manter a sintonia entre os projetos da Igreja e a união entre as pessoas da comunidade, num incentivo constante às vocações. “Motivados pelo projeto da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ‘Cada comunidade, uma nova vocação’, sentimos despertar, em cada um de nós, este ardor pela vivência cristã, por estarmos inseridos nas comunidades. Eu não sei o que motivou a presença de cada um hoje aqui, mas percebo a alegria dos que aqui estão, percebo a importância que cada ministro, que cada ministra da Eucaristia tem para a Igreja, para as pessoas ao seu redor. Este tempo em que você serve à Igreja é muito importante. Não importa o quanto dure, mas vocês têm a capacidades de alimentar a esperança do povo de Deus. Se depender de vocês, ninguém nas comunidades morre de fome. Vocês levam o pão da Eucaristia às pessoas. Este é um trabalho fundamental para a Igreja. Eu quero aqui, que vocês sintam e partilhem a graça vinda de Deus. Vocês fazem acontecer esta Igreja Missionária, capaz de suscitar cada vez mais a presença de Jesus Cristo”, disse Dom Wagner durante a homilia naquela ocasião.

SERVIÇO

A paróquia Divino Espírito Santo, em Guarapuava, fica à Rua Francisco de Mário, 405, Bairro Vila Bela.

Mais informações sobre o Congresso de Ministros podem ser obtidas na Ação Evangelizadora da diocese de Guarapuava, Rua XV de Novembro, 7466, Edifício Nossa Senhora de Belém, 4º andar, sala 406 ou pelo telefone: 42 3626 4348, ramal 200.