Agenda

Pastoral da Comunicação da diocese de Guarapuava promove Encontro formativo

O evento será nos dias 08 e 09 de dezembro e terá assessoria do professor Ricardo Alvarenga. O tema de trabalho será: “Implantação e articulação da Pascom”.

13/11/2018 17:02:00


A Pastoral da Comunicação (Pascom) da diocese de Guarapuava promove um encontro de formação para agentes e interessados na comunicação católica. O evento será no salão paroquial da catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, nos dias 08 e 09 de dezembro. O tema de trabalho será: “Implantação e articulação da Pascom”.

O assessor do encontro será o professor Ricardo Alvarenga.

Os trabalhos começam às 13h30 do sábado, 08 e se encerram ao meio-dia de domingo, dia 09 de dezembro. Todos são convidados a participar.

“O encontro tem por objetivo apresentar o Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação, elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Guia traz orientações tanto para aqueles que estão iniciando a Pastoral da Comunicação, quanto para quem já trabalha com a mesma, sugerindo formas práticas de como articular o trabalho da Pastoral na paróquia ou comunidade. Empenhados na formação e capacitação de agentes pastorais em toda a diocese, contamos com a participação de representantes de todas as paróquias neste encontro”, destacou Vanessa Paula Pereira, coordenadora da Pascom na diocese de Guarapuava.

SOBRE O PALESTRANTE

Ricardo Alvarenga é membro da Comissão Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e autor do “Guia para Implantação de Pascom”. Ricardo cursa doutorado e é mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com pesquisa na área de Comunicação e Religiões, com foco na temática Comunicação e Igreja Católica. Ele é membro dos Grupos de Pesquisa COMUNI - Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local e NEEC - Núcleo de Estudos e Estratégias na Comunicação; coordenador do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM); coordenador da Signis Jovem Brasil, da Associação Católica de Comunicação (Signis); diretor de Finanças da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM); coordenador dos Grupos de Trabalho (GTs) do Pensacom Brasil - Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro; colaborador da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís (2014).

SERVIÇO

As inscrições custam R$ 25,00 e podem ser feitas até o dia 01 de dezembro no escritório da Ação Evangelizadora da diocese de Guarapuava (4º andar do Edifício Nossa Senhora de Belém) ou pelo telefone (42) 3623-4348 ramal 211 com Daniela.