Notícias

Pastoral Carcerária promove encontro regional em Curitiba

O encontro foi encerrado com uma dinâmica da peneira, na qual todos receberam sementes e uma cruz de crochê, confeccionada pelas presas de Londrina.

08/11/2018 11:25:00


De 19 a 21 de outubro, a Casa da Medalha Milagrosa, em Curitiba, foi sede do encontro regional da Pastoral Carcerária. Participaram do evento, 33 pessoas, representando as arquidioceses e dioceses de Londrina, Curitiba, Maringá, Apucarana, Jacarezinho, São José dos Pinhais, Campo Mourão, Umuarama, Foz do Iguaçu e Palmas/Francisco Beltrão. O evento foi assessorado pela irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária da Questão da Mulher Presa, e Vera Lucia Dal Zotto, coordenadora estadual da Questão da Mulher Presa, do Rio Grande do Sul.

Durante o encontro houve momentos de integração, troca de experiências e espiritualidade entre os participantes, que se pautaram pela Bíblia Sagrada. Os presentes também participaram de estudos em grupos e workshop sobre os temas: tortura, diversidade e saúde.

O secretário executivo do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Valdecir Badzinski, marcou presença no encontro e presidiu a celebração eucarística na tarde do sábado, dia 20 de outubro. No último dia de trabalho, a missa foi presidida por Dom Francisco Cota, bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba e referencial para a Pastoral Carcerária no Paraná.

Após os encaminhamentos finais, avisos e questões práticas, o encontro foi encerrado com uma dinâmica da peneira, na qual todos receberam sementes e uma cruz de crochê, confeccionada pelas presas de Londrina, a fim de que cada um faça germinar a semente em sua diocese, sem esquecer sua cruz.

 Regional Sul 2