sexta-feira, 24 de maio de 2019

Agenda

PINHÃO: Paróquia Divino Espírito Santo celebra 68ª edição da festa do padroeiro

O tema da Festa deste ano é: “O Dom da Sabedoria”. Além da tradicional Folia do Divino, as comemorações contam ainda com novena, barraquinhas de doces, salgados e festival de música.

02/05/2019 10:21:00


A paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão, já vive as celebrações da 68ª Festa do Padroeiro. Como em anos anteriores, o fim do mês de abril e boa parte do mês de maio, se tornam coloridos e de muitas alegrias em todas as comunidades do município. A devoção católica é aprofundada neste período, com a tradicional Folia do Divino.

Há música, dança e fogos de artifício quando os foliões, formando um grupo de cerca de trinta pessoas, chegam às casas, caracterizados com chapéu, capa vermelha e amarela com a estampa do Espírito Santo nas costas e fitas coloridas. Este é um momento que leva muitos participantes, principalmente os moradores que já estão à espera dos visitantes, às lágrimas, devido às fortes emoções provocadas pelo intenso momento de espiritualidade e devoção.

As bandeiras são levadas para dentro das casas e, nesta ocasião, o padre que acompanha o grupo, profere uma bênção à família.

Homens e mulheres de todas as idades, que fazem parte do grupo, usando diversos instrumentos musicais, entoam canções alegres e divertidas em saudação ao Divino Espírito Santo.

As visitas são realizadas durante a semana. Pelo menos sete casas por noite, recebem os foliões e as bênçãos sacerdotais.

Em média, cento e cinquenta famílias acolhem as visitas dos foliões do Divino Espírito Santo, todos os anos.

O lançamento oficial com a programação da Festa do Divino, em Pinhão este ano, será no dia 27 de abril, com missa de envio dos foliões às 19h, na matriz.

O tema da Festa do Divino de 2019, em Pinhão, é “O Dom da Sabedoria”. O assunto reforça o que diz o Papa Francisco: “a sabedoria é uma graça que nos permite ver as coisas conforme o seu juízo. Todos nós podemos ter sabedoria, somente devemos pedi-la ao Espírito Santo”.

Além da tradicional Folia do Divino, a festa deste ano conta ainda com novena, barraquinhas de doces e salgados, sorteio de prêmios e festival de música.

Durante as comemorações, será inaugurado o Memorial do Divino, em homenagem ao frei Domingos Hellmann, pelos seus cinquenta anos de vida sacerdotal.

O pároco local, padre Adalto José Bona, convida a todos para que celebrem o momento importante junto àquela comunidade. “Todos são convidados a festejar conosco este momento. Esta é uma festa muito importante não só para nossa paróquia, mas para toda a diocese. Que possamos participar desses dias festivos com o coração aberto, intensificando nossas orações e vivendo este tempo de Pentecostes”, observa padre Adalto.

PROGRAMAÇÃO:

- Dia 27 de abril, sábado, às 19h, foi realizada a missa de envio dos foliões.

- De 31 de maio a 08 de junho, às 19h, na matriz, serão realizadas as novenas preparativas para a festa. Após cada celebração, os participantes poderão apreciar as iguarias oferecidas pelas barraquinhas. Antes das celebrações, haverá apresentação dos foliões.

- A inauguração do Memorial do Divino, dedicado a frei Domingos Hellmann, pelos seus cinquenta anos de sacerdócio, será no dia 01 de junho, sábado, a partir das 14h.

- De 05 a 08 de junho, a partir das 20h, será realizado o Festival de Música.

DIA DA FESTA

Em 09 de junho, dia da festa, as comemorações começam com a missa na matriz às 10h. A celebração contará com a presença de diversos padres do clero da diocese de Guarapuava. Ao meio-dia será servido um almoço à base de churrasco. A festa segue pela tarde, com shows e diversões variadas. As atividades serão encerradas às 19h.

Izabela Scorsin (estagiária) com supervisão do Centro Diocesano de Comunicação (CDC)