sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Agenda

GUARAPUAVA: paróquia Divino Espírito Santo celebra 28ª edição da festa do padroeiro

Folia do Divino, novena, quermesse, coroação de rei e rainha da festa, além de barraquinhas de doces e salgados, fazem parte da programação do evento.

09/05/2019 08:27:00


De 30 de maio a 09 de junho, a paróquia Divino Espírito Santo, em Guarapuava, celebra a 28ª edição da Festa do padroeiro.

Em comemoração ao momento, uma vasta programação, tanto religiosa quando festiva, vem sendo preparada.

As tradicionais Romarias do Divino que se iniciaram no dia 31 de março; se estenderão até o dia 26 de maio. As procissões, que reúnem centenas de pessoas todos os anos, percorrerão as comunidades de abrangência da paróquia e serão realizadas sempre aos domingos, com início às 18h.

Celebrações de missas, atividades esportivas e de lazer, bem como quermesse e passeio ciclístico também fazem parte da programação da festa.

No dia 30 de maio, às 19h30, na matriz, haverá a abertura da novena do Divino Espírito Santo. Na ocasião, será realizada uma procissão com as bandeiras estampadas com a imagem do padroeiro e distribuição de caldo verde aos participantes no fim da missa. As celebrações prosseguem até o dia 08 de junho.

Coroação de Nossa Senhora, consagração das crianças, desfile dos reis e rainhas do Divino, além de outras atrações se somam aos festejos.

DIA DA FESTA

Em 09 de junho, as atividades da Festa de Pentecostes começam com uma missa solene às 09h, na matriz. Às 10h, a comunidade sairá em procissão pelas ruas do entorno. Às 11h, os sacerdotes darão a bênção ao bolo da festa. Ao meio-dia, será servido um almoço à base de churrasco. À tarde, a festa prossegue com diversões e, barraquinhas de doces e salgados. Todos são convidados a participar.

*Seguindo as instruções do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também da diocese de Guarapuava, através de documento assinado pela maioria dos párocos e administradores paroquiais, fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em todos os eventos da Igreja.