quarta-feira, 19 de junho de 2019

Notícias

Nova presidência do Celam realiza primeira reunião

Cardeal Odilo Pedro Scherer participou da atividade em Bogotá. No primeiro dia de trabalhos, a nova presidência saudou os secretários executivos e os funcionários do Celam.

10/06/2019 10:51:00


Eleita na XXXVII Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), em maio, a nova presidência do organismo reuniu-se pela primeira vez entre os dias 04 e 05 junho, em Bogotá, na Colômbia.

A partir da reunião teve início oficial a agenda de trabalhos do novo quadriênio. Entre os participantes estiveram o Presidente do Celam, Monsenhor Héctor Miguel Cabrejos Vidarte; o Primeiro Vice-Presidente, Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; o Segundo Vice-Presidente, Cardeal Leopoldo José Brenes; além do presidente do Conselho do Conselho de Assuntos Econômicos, Monsenhor Rogelio Cabrera López; e o Secretário Geral, Monsenhor Juan Carlos Cárdenas Toro.

No primeiro dia de trabalhos, a nova presidência saudou os secretários executivos e os funcionários do Celam. Também ouviram os informes do ex-secretário-geral, Monsenhor Juan Espinoza Jiménez, que apresentou uma avaliação do último quadriênio e tratou de maneira específica da projeção do que será a nova sede do Celam, atualmente em construção. Também foram feitos informes sobre a situação econômica do Conselho Episcopal Latino-Americano.

No segundo dia da reunião, os participantes dialogaram sobre as conclusões da Assembleia realizada em maio, o que permitirá estabelecer um conjunto de propostas para aplicar as disposições da Assembleia e definir a data de reunião com o grupo de oito bispos eleitos para assessor a presidência do processo de reestruturação do Celam.

Os participantes também refletiram sobre os encargos pastorais dos secretários executivos e do secretário geral adjunto, assim como as instâncias de investigações, bem como órgãos de pesquisa e de colaboração acadêmica, como o Observatório Sociopastoral e a Assessoria de Imprensa.

O encontro foi concluído com um visita aos participantes do Núncio Apostólico da Colômbia, o Monsenhor Luis Mariano Montemayor.

Jornal O São Paulo