terça-feira, 15 de outubro de 2019

Notícias

Diocese de Guarapuava marca presença em romaria a Paranaguá

Os romeiros, um total de 525 pessoas, participaram de celebrações, integraram a procissão que percorreu a Praça da Fé e ouviram histórias sobre o encontro da imagem da padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio.

20/08/2019 17:18:00


Um total de 525 pessoas de 15 paróquias da diocese de Guarapuava, distribuídas em 12 ônibus, foram a Paranaguá, no litoral paranaense, para visitar o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Estado.

A romaria foi realizada no dia 18 de agosto e fazia parte da programação dos eventos da diocese. O intuito de encontros dessa natureza, conforme os organizadores; é o de reforçar a devoção para com a padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio.

Cada paróquia ficou responsável pela programação da viagem e o encontro de todos os romeiros se deu às 06h da manhã, no próprio santuário, ao lado do Porto de Paranaguá.

Depois da acolhida dos visitantes, todos participaram de um café da manhã, seguido da reza do terço.

Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava, que viajou com os romeiros, celebrou uma missa às 09h da manhã, juntamente com outros sacerdotes da diocese. Na ocasião, Dom Wagenr abençoou os viajantes pela disposição que tiveram em deixar suas casas e cumprir com a devoção em louvou à padroeira do Paraná.

Uma procissão pela Praça da Fé foi momento marcante da romaria. Depois da caminhada, muitos romeiros receberam a consagração e tiveram seus objetos abençoados.  

Depois do almoço, os viajantes aproveitaram para conhecer pontos turísticos do litoral e, às 19h, uma missa de despedida encerrou a peregrinação.

“Foi uma maneira de reavivar o espírito missionário em nossa paróquia. Todos os romeiros que participaram, são missionários. Esta foi uma grande oportunidade de animar e encorajar para uma nova missão. Fomos em 46 pessoas, entre adolescentes, adultos, idosos e crianças”, disse a coordenadora da viagem na paróquia Santa Clara, em Candói, Anne Caroline de França. Franciele Krombauer e Leocimar Lopes Araújo, também integraram a coordenação da romaria naquela comunidade.

Rodrigo Rodrigues Leite, da paróquia Imaculada Conceição, de Rio Branco do Ivaí, contou que, apesar de cansativa, a experiência foi ótima e marcante. Ele considera que cada uma das 18 pessoas da comunidade que participou da romaria, teve a possibilidade de reavivar e fé e renovar os compromissos para com Deus. “Saímos no sábado, às 22h, para chegar domingo, às 06h da manhã no Santuário, em Paranaguá. Nossa paróquia era a mais distante da diocese e, por isso, eu digo que a viagem foi muito cansativa para todos. Mas ao mesmo tempo, foi uma alegria poder conhecer e participar das celebrações, da procissão e dos outros eventos. Valeu muito para cada um de nós. Foi uma experiência de fé”, considerou Rodrigo.

 

Galeria de Fotos