terça-feira, 15 de outubro de 2019

Notícias Paroquiais

Comunidade Verbo Divino promove retiro para catequizandos

Uma encenação sobre a “pesca milagrosa”, que remete ao encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, dando início à devoção à padroeira do Brasil, foi ponto máximo do retiro.

18/09/2019 10:29:00


Integrantes da catequese do segundo volume da comunidade Verbo Divino, que pertence à paróquia Santa Terezinha, em Guarapuava, participaram de um retiro em 14 de setembro. O encontro que reuniu aproximadamente vinte crianças, foi realizado no Centro Indígena São João Diego, em Guarapuava. “Vem e segue-me”, foi o tema do retiro que contou com a assessoria do padre Verbita Gregório Olaptus Wuwu, que conduziu as atividades espirituais e dinâmicas durante todo o dia.

A iniciativa de realizar o retiro e fazer com que as crianças conhecessem um pouco mais sobre a vivência cristã, foi da catequista Marianna Zanona que disse da importância de se trabalhar para além dos limites das comunidades, como prega o Papa Francisco. “Foi um momento muito importante de espiritualidade e vivência cristã. Contamos com a ajuda essencial do padre Gregório, que explicou com muitos detalhes sobre a catequese e as atividades da Igreja em favor das pessoas, sobretudo, dos mais pobres”, contou Marianna.

Uma encenação sobre a “pesca milagrosa”, que remete ao encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, dando início à devoção à padroeira do Brasil, foi ponto máximo do retiro e emocionou não só às crianças, mas aos familiares e membros da equipe que organizaram os trabalhos, conforme destacou a catequista. “Uma apresentação emocionante sobre a ‘pesca milagrosa’, motivou a todos para dar sequência à fé católica. Neste contexto, as crianças puderam entender um pouco mais sobre a vida e as tempestades que acometem a famílias. Mas elas também conheceram sobre a perseverança e sobre o amor que deve haver uns para com os outros. Na apresentação teatral ao ar livre, Nossa Senhora surgiu e envolveu cada criança em seu colo. As mães dos catequizandos também se fizeram presentes neste momento emocionante e interagiram com seus filhos, simbolizando a proteção e o instinto maternal”, sublinho Marianna.

O sacerdote, por sua vez, grifou sobre a importância da mãe na vida de cada pessoa. “Todos nós precisamos do colo de nossa mãe. Isso significa proteção, segurança. Em muitos momentos, precisamos deixar o celular de lado, a televisão e rezar com nossas famílias. Há sempre a necessidade de brincar e de partilhar as pequenas coisas do dia a dia. Tudo isso faz parte do crescimento humano e dos valores cristãos”, instruiu o padre.

Ao fim do dia, segundo a catequista, se pôde notar a transformação no rosto de cada criança e a certeza de que elas compreenderam com clareza a mensagem que lhes foi passada. “Esse pequeno retiro foi muito emocionante. Foi maravilhoso chegar ao fim do dia e ver o quanto nossos pequenos compreenderam o tamanho do amor que os envolve. Eu, como catequista, me sinto realizada quando vejo que o objetivo da evangelização foi cumprido”, finalizou Marianna.

Galeria de Fotos