sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Artigo

ARTIGO: Movimento Cursilho de Cristandade (MCC) comemora meio século de presença na diocese de Guarapuava

Sentimos uma alegria imensa ao celebrar essa importante data na história do movimento, por vermos as situações cotidianas mais “Decolores” como diz a letra do tradicional canto que entoamos.

07/11/2019 09:50:00


O ano de 2019 marca os 50 anos de história do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) na diocese de Guarapuava. Durante essas cinco décadas, muitos foram os desafios na evangelização, porém maiores e significativos foram os avanços que o movimento alcançou.  O Jubileu de Ouro do MCC é para nós cursilhistas, motivo de muita alegria e satisfação. Estamos felizes em fazer parte desta história e participar de um movimento organizado e estruturado, que tem uma coordenação Nacional (GEN – Grupo Executivo Nacional), representatividade em nível Macrorregional (Macrossul), coordenação regional, (GER – Grupo Executivo Regional) e coordenação diocesana (GED – Grupo Executivo Diocesano).

Sentimos uma alegria imensa ao celebrar essa importante data na história do movimento, por vermos as situações cotidianas mais “Decolores” como diz a letra do tradicional canto que entoamos. “Viva a vida! Faz o mundo ficar mais bonito no seu coração. Viva a vida! E desperta na fé ardorosa de ser bom cristão”. É através dos meios de perseverança que fortalecemos a nossa Consciência Crítica Cristã, para sermos cristãos melhores nos diversos ambiente em que estamos inseridos.

Seguindo o tripé do cursilhista – Oração, Formação e Ação - durante este ano Jubilar foram realizadas diversas atividades em menção a essa festividade. 

A oração sempre está presente em qualquer trabalho que seja em se tratando de Cursilho. Quem já passou por esta experiência sabe que, nunca iniciamos nada sem uma oração. Desta forma, calcado neste alicerce, temos a oração própria do jubileu:

Senhor, que floris os caminhos do teu povo, nós te damos graças, pois, neste pedaço de teu reino, há 50 anos, vós désseis novas cores à vida da tua Igreja, com a presença do Movimento de Cursilhos de Cristandade.  Nós te bendizemos porque impeliste nosso primeiro bispo, D. Frederico, e os pioneiros ordenados e leigos, a implantar, cuidar e fazer crescer este instrumento de evangelização, sob o som dos passarinhos e o caminho de luz do arco-íris, sinal da aliança divina.

Contando com a Graça, que vem do sangue derramado na cruz pelo Cristo Jesus, caminho, verdade e vida, nós te louvamos porque muitos cristãos tiveram sua fé despertada tornando-se ardorosos seguidores por meio dos encontros de três dias e na perseverança na obra do Cursilho. Na adesão a Jesus, temos Maria por Mãe e nos pomos a serviço da comunidade. Por meio do nosso carisma e do nosso método, pedimos insistentemente a tua ajuda para atingir a finalidade de evangelizar os ambientes e estruturas da nossa sociedade.

Neste jubileu, sob as luzes do Santo Espírito, renovamos nosso compromisso dizendo: Podes contar conosco, Senhor! Na certeza de que nos esperam novos céus e nova terra, de mãos dadas nas mesmas estradas, como irmãos em Cristo, entoamos nosso grito de louvor: Viva a Vida! Ultreya! Avante! Decolores! Shalom! Amém! Aleluia!

Em relação à formação, além das escolas, vivências, encontros para jovens e ultreias realizados regularmente, destacamos o 4º Encontro Diocesano de Formação, que contou com a presença do coordenador nacional do Movimento de Cursilhos, Wladimir Comassetto, que tratou do tema: O Cursilho por dentro, proporcionando aos cursilhistas, olhar para dentro do movimento observando avanços e retrocessos durante esses anos de caminhada.

GESTOS CONCRETOS:

DOAÇÃO

Dentre as várias atividades realizadas ao longo do ano de 2019, para celebrar os 50 anos de fundação do MCC na diocese, destacamos:

A doação de cadeiras e mesas ao Instituto de Ação Social Dom Bosco, no dia 29 de setembro. Os móveis serão utilizados no refeitório “Mamãe Margarida”, que pertence à instituição.

CONFRATERNIZAÇÃO

Em 27 de outubro, para celebrar o meio século de presença do MCC na diocese, a coordenação preparou uma confraternização.

O encontro dos cursilhistas foi no Spazzio Vecchia, em Guarapuava e contou com a presença de diversos integrantes do grupo.

Na ocasião, foi refletido sobre a caminhada do MCC até aqui e planejado novos desafios para os próximos anos.

Cada um que lá esteve, pôde viver momentos de descontração confraternização e emoção. Os pioneiros foram homenageados, bem como pessoas que dedicaram suas vidas ao movimento, em coordenações diocesanas e regionais. A cursilhista Ana Maria Lopes Ribeiro, que participou do retiro há 48 anos, recebeu uma comenda especial. O momento provocou emoção em todos os participantes.

VIVÊNCIA

“Encontrar com Jesus é um presente, conviver com Jesus é a paz”, com essas palavras que inicia o hino do Movimento de Cursilhos, podemos ter ideia do que cada cursilhista sente ao passar por essa experiência. Só amamos aquilo que conhecemos. Para sermos cristãos autênticos, devemos conhecer o Cristo. Isso ocorre a partir deste encontro tão particular e íntimo que levamos por toda a nossa vida.

Ao longo desses 50 anos, uma média de dezesseis mil pessoas, passaram pela experiência do Cursilho. Alguns permaneceram dando força ao movimento e outros voltaram para enriquecer seus ambientes, mas em cada uma dessas pessoas temos a certeza de que algo em sua vida mudou. Alguma inquietude gerou essa passagem, pois ninguém sai da mesma forma que entra.

Minha caminhada dentro do movimento ainda é pequena. São seis anos desde que tive a satisfação de participar desse retiro e a oportunidade de me engajar nesse movimento. Noi início, confesso que  não tinha a noção do quão grande e consolidado é o Movimento de Cursilhos de Cristandade, mas a partir da convivência com as pessoas mais experientes que têm muito a nos ensinar, e a participação dos meios de perseverança e encontros que o movimento proporciona, fui me dando conta do que se tratava e me apaixonando a cada dia.

Meio século se passou e desse tempo, ficaram as memorias e ensinamentos. Daqui em diante, a missão de escrever a história dos próximos cinquenta anos é minha e tua! Venha conhecer, viver essa experiência e se apaixonar.

RETIROS PROGRAMADOS PARA 2020

Cursilho Feminino para Jovens – 23 a 26 de abril de 2020

Cursilho Masculino para Jovens – 4 a 7 de junho de 2020

Cursilho Masculino para adultos – 30 de julho a 2 de agosto de 2020

Cursilho Feminino para adultos – 13 a 16 de agosto de 2020

Para maiores informações, dúvidas ou fichas, entre em contato:

Fone: 42 9 9834-1141

@CursilhoGuarapuava

@CursilhoJovemGuarapuava 

cursilhoguarapuava@gmail.com

Por: Ranom Penteado — 68° Cursilho masculino para adultos - 2013

Galeria de Fotos