sábado, 29 de fevereiro de 2020

Agenda

GUARAPUAVA: Paróquia Santa Terezinha celebra 60 anos de fundação

Com atividades constantes voltadas para crianças, jovens e adultos, a paróquia se posiciona como entidade de vital importância para uma vasta região em seu entorno.

03/02/2020 09:44:00


No próximo dia 14 fevereiro, a paróquia Santa Terezinha, em Guarapuava, celebra seus 60 anos de fundação.

Para festejar o momento, a comunidade preparou celebrações de 14 a 16 de fevereiro, às 19h, na matriz. Após as missas, haverá quermesse no salão social, com a tradicional praça de alimentação. No dia 16, haverá almoço com churrasco. Quem preferir, pode comprar antecipadamente. Todos são convidados a participar, conforme os organizadores.

HISTÓRIA

Em 1960, quando a região de Guarapuava ainda pertencia à diocese de Ponta Grossa, uma paróquia surgia na cidade para, com propósitos firmes e missionários, de dar sustentação aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos no entorno.

No dia 25 de janeiro de 1960, um decreto expedido pelo bispo diocesano de Ponta Grossa, Dom Antônio Mazzarotto, autorizava a criação da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus na cidade.

No entanto, vale destacar que a história da paróquia Santa Terezinha em Guarapuava se inicia com a construção de uma pequena capela no ano de 1945, dedicada à Padroeira das Missões – Santa Terezinha do Menino Jesus. No ano de 1955, dez anos depois, o padre Guilherme Maria Heyer, da Congregação da Sociedade do Verbo Divino (SVD), a pedido do padre Paulo Tschorn, pertencente à mesma congregação (SVD), e que trabalhava como pároco na então paróquia e hoje Catedral Nossa Senhora de Belém, começou a tomar as primeiras providências para a construção da nova matriz onde, no ano de 1959, tomou posse como primeiro pároco.

Com uma comunidade empenhada no desenvolvimento dos trabalhos paroquiais e pastorais, desde o início, segundo relatos históricos, padre Guilherme pôde contar com a colaboração e empenho de devotos e paroquianos para que as obras da jovem comunidade deixassem de ser apenas projetos.

PASSOS MAIORES

A pequena Capela cresceu como comunidade. Com isso, transformá-la em paróquia era uma necessidade à época.

Desta forma, quinze anos depois da fundação da capela, a paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus era criada no início do ano de 1960, mais precisamente, no dia 25 de janeiro.

A pequena igreja não comportava o grande e crescente número de devotos que, de todos os pontos da cidade, frequentavam as celebrações naquele local. Houve, portanto, a necessidade de se construir uma nova igreja. A ideia foi acolhida por todos tão logo foi exposta.

Um projeto considerado ousado para a época foi pensado em conjunto com a comunidade. Através de diversos apoios conquistados, se foi possível lançar a pedra fundamental que marcava o início da construção da igreja. Em clima de festa, no dia 05 de abril de 1964, os sacerdotes de Guarapuava, juntamente com centenas de pessoas da comunidade, selavam um compromisso de se construir a nova matriz.

O sonho de muitos se concretizou oito anos depois do lançamento da pedra fundamental do projeto. No dia 21 de outubro de 1972, seis anos depois da fundação da diocese de Guarapuava, a nova igreja da paróquia Santa Terezinha era inaugurada.

Relatos da época dão conta da grande alegria celebrada no dia da inauguração. O celebrante daquele momento considerado um dos mais importantes para a comunidade, foi Dom Frederico Helmel, primeiro bispo da diocese de Guarapuava.

Em 19 de outubro de 1997, foi celebrada a festa de 25 anos de inauguração da Igreja Matriz. Em todos esses anos, muitos eventos importantes marcaram a história. Ordenações, retiros, passagem de padres e religiosas, missões, festas e promoções para angariar fundos, recebimento das relíquias de Santa Terezinha, além de muitas reformas e construções em toda a matriz e comunidades a ela pertencentes, deram o tom dos trabalhos desenvolvidos.

GRUTA E MONUMENTO

A inauguração da Gruta de Santa Terezinha no dia 12 de julho de 2009 e a inauguração do monumento, no dia 8 de novembro do mesmo ano, em honra a Santo Arnaldo Janssen, fundador da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, este localizado na rotatória da Avenida Moacyr Julio Silvestre com a Avenida Cascavel, foram considerados momentos transformadores e de revitalização para a Comunidade. O carisma de Santo Arnaldo Janssen, de acordo com os paroquianos, é fator primordial e age como espírito motivador em toda a comunidade.

COMUNIDADES

A paróquia Santa Terezinha está situada na Rua Tiradentes, 2007, Bairro Batel, em Guarapuava e possui cinco comunidades, sendo que uma delas ainda está em formação. Essas capelas ficam em seu entorno, no perímetro urbano do município. Os bairros atendidos: Batel – Comunidade Sagrado Coração de Jesus; São Vicente – Comunidade Verbo Divino; Jardim Pinheirinho – Comunidade Menino Jesus; Jardim das Américas – Comunidade São Francisco de Assis e Bairro dos Estados – Comunidade Santa Margarida Maria Alacoque (em formação).

Durante esta longa e sólida caminhada pastoral, muitos Padres e Religiosas passaram pela paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, cada um deixando sua marca, seu legado apostolar, contribuindo assim, de forma direta para que a comunidade continuasse avançando com passos firmes na busca incessante pela unidade em Cristo.

Cada sacerdote, cada religiosa, com suas vivências e costumes, conseguiram incutir na paróquia, exemplos de convivência e de respeito às diferenças, sempre primando pelos trabalhos missionários e de partilha. 

Nesses 60 de sua fundação, os ideais de servir da comunidade continuam bem definidos.

O trabalho de evangelização se mostra intenso, seguindo os propósitos dos padres missionários da Congregação do Verbo Divino, que estão presentes em Guarapuava há muitas décadas desenvolvendo sempre os melhores trabalhos de formação e de aconselhamento.

Com atividades constantes voltadas para crianças, jovens e adultos, a paróquia se posiciona como entidade de vital importância para uma vasta região em seu entorno.

Através dos trabalhos desenvolvidos, muitas lideranças surgiram e continuam surgindo com o passar do tempo, sinal vivo da perpetuação das obras em prol da comunidade e da disseminação da mensagem de Jesus Cristo.

 

Vídeos