quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Notícias Paroquiais

Pitanga celebra 86ª edição da festa da padroeira

Por causa da pandemia do Coronavírus, as comemorações deste ano, foram restritas e tiveram a transmissão pelas redes sociais. Dom Amilton Manoel da Silva, presidiu a celebração do dia 26 de julho.

28/07/2020 11:17:00


Mesmo em período de pandemia por causa do Coronavírus, a paróquia Sant’Ana, em Pitanga, não deixou de comemorar a 86ª edição da festa da padroeira.

De 17 a 25 de julho, a comunidade preparou uma novena, com início às 19h, na matriz. De 21 a 26 de julho, a coordenação organizou uma live solidária. Parte dos recursos arrecadados, foram destinados aos artistas da cidade para amenizar o impacto financeiro que sentiram por causa do período de quarentena.

Segundo a Pastoral da Comunicação (Pascom) daquela paróquia, este ano houve a necessidade de se reinventar para não deixar morrer uma tradição que a população cultua há 86 anos. “Toda a comunidade teve que se reinventar neste período difícil pelo qual estamos passando. Os critérios do Ministério da Saúde para conter o avanço da Covid-19, são rígidos e, por isso, todos os cuidados foram tomados. O pároco, padre Gilson José Dembinski, o vigário, padre Leandro Pereira Domingues, lideranças e equipes, organizaram uma maneira de manter a tradição com a 86ª Novena em honra a Sant’Ana de 17 a 25 de julho e com a live solidária de 21 a 26 de julho, com o intuito de que parte das doações fossem repassadas aos artistas da cidade, grupo este que mais sentiu o impacto financeiro, devido às restrições ocasionadas pela pandemia”, detalha a Pascom, em nota.

FESTA

No dia 26 de julho, quando se celebra Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo, comunidades que fazem parte do decanato Pitanga, além de inúmeras pessoas de diversas regiões do Brasil, se uniram pelas redes sociais, para festejar o momento.

A celebração das 10h, foi presidida pelo bispo da diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, que falou da importância de se festejar os padroeiros, principalmente em tempos difíceis como o que agora se apresenta para todo o mundo.

“Foi com muita alegria que toda a comunidade recebeu Dom Amilton Manoel da Silva, que presidiu a celebração de 26 de julho, dia de nossa padroeira. Agradecemos a todos os envolvidos e toda a comunidade de Pitanga pelo apoio e a devoção a Sant’Ana, que mesmo em período de distanciamento social, acompanharam fielmente as celebrações de forma presencial e pelos meios de comunicação”, finaliza a Pascom.

 

 

Galeria de Fotos