Notícias

Padre Zdzislaw Nabialczyk comemora trinta anos de ordenação sacerdotal

O sacerdote, que atua como pároco da paróquia Senhor Bom Jesus, em Cândido de Abreu, será homenageado com novena e missa em Ação de Graças pelas três décadas de trabalhos sacerdotais.

12/04/2017 15:30:00


A paróquia Senhor Bom Jesus, em Cândido de Abreu prepara a celebração de trinta anos de ordenação do pároco, padre Zdzislaw Nabialczyk. O evento será realizado no dia 19 de maio, às 19 horas, com missa na Matriz, mas desde o dia 11 do mesmo mês, uma novena reforça os preparativos para a festa. As celebrações da novena serão realizadas às 19 horas durante a semana e no domingo, a celebração será às 08h30.

Padre Zdzislaw Nabialczyk nasceu no dia 19 de dezembro de 1961, na aldeia de Sirzelce Wielkie, na Polônia. Ele é filho de Zdzislaw Stanislaw Nabialczyk  e Janina Kazimiera Nabialczyk.

Depois de se formar no colégio na cidade de Lopuszno, o adolescente decidiu entrar para o seminário da congregação Sociedade de Cristo (ECHR), para migrantes poloneses. Depois de um período, ele começou o noviciado na cidade de Kiekrz, região que pertence a Poznan, cidade considerada de médio porte para os padrões europeus, com uma população com mais de 550 mil habitantes.

Depois de concluir seu estudo no seminário, com Mestrado em Teologia, Zdzislaw foi ordenado padre no dia 19 de maio de 1987.

O novo sacerdote foi enviado à paróquia de Santo Otto Pyzyce, onde exerceu as funções de vigário daquela comunidade por três anos. Em 1990, foi designado a trabalhar no Brasil em missão pastoral. Ele exerceu suas funções religiosas em Balsa Nova, Paraná, por um curto período de tempo, quando foi trabalhar em Ijuí, Rio Grande do Sul. No dia 28 de fevereiro de 1993, padre Zdzislaw foi transferido para a paróquia São Peter, em Mallet, Paraná. Lá, o padre permaneceu até fevereiro de 2003, quando foi nomeado pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul, Paraná.

Desde 1995, o religioso atua como professor de História da Igreja, no Seminário Maior em União da Vitória.

No final de fevereiro de 2011, padre Zdzislaw passou a exercer seu ofício na paróquia Sant’Ana, em Cruz Machado, Paraná. Um ano depois, em 2012, o sacerdote começou a atuar na diocese de Guarapuava, na paróquia Imaculado Coração de Maria, em Quedas do Iguaçu. No dia 29 de abril de 2015, padre Zdzislaw assumiu as funções de vigário paroquial em Cândido de Abreu. Pouco mais de seis meses depois, no dia 11 de novembro de 2015, o sacerdote assumiu as funções de pároco daquela comunidade, no lugar de padre Jair dos Santos Arruda, que atualmente atua como missionário na prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso.

Padre Zdzislaw se tornou sacerdote diocesano, através de entendimento pré-estabelecido entra a Congregação à qual pertencia e a diocese de Guarapuava.