Fotos

EUA: jesuítas restituem 500 hectares aos Sioux

Existem 25 mil pessoas registradas como Rosebud Sioux, das quais 15 mil vivem na reserva no Estado de Dakota do Sul.

11/05/2017 16:58:00


Os jesuítas estão restituindo mais de 500 hectares à Rosebud Indian Reservation (RIR), reserva dos índios Sioux em Dakota do Sul, nos Estados Unidos. O procedimento – segundo a Agência Fides – deverá estar concluído até o final do mês de maio.

O governo dos Estados Unidos havia cedido a propriedade aos Jesuítas em 1880, para cemitérios e igrejas, segundo um vídeo do padre Jesuíta John Hatcher, responsável pela Missão de São Francisco.

“No início da Missão havia 23 estações missionárias”, recorda o religioso. “Mas no decorrer dos anos, quando as pessoas começaram a se afastar das pradarias e do campo, aquelas igrejas foram fechadas por não serem mais usadas”, completa.

“É chegado o momento de restituir à tribo todas as terras que foram entregues à Igreja para fins religiosos”, considera o Padre Hatcher, que sublinha a oportunidade de restituir a terra que pertence justamente ao povo Lakota, do qual fazem parte os Rosebud Sioux.

A terra devolvida aos indígenas, “poderia ser utilizada para fins agrícolas e pastagem. Poderia ser utilizada para o desenvolvimento da comunidade. Poderia continuar a ser utilizada para fins religiosos”, afirmou por sua vez Harold Compton, Vice Diretor executivo da Tribal Land Enterprises, a sociedade de gestão das terras de Rosebud Sioux.

Existem 25 mil pessoas registradas como Rosebud Sioux, das quais 15 mil vivem na reserva.

 

Rádio Vaticano

Foto: EPA