Notícias

Guarapuava sedia mais um encontro de Formação Permanente do Clero

Mais de 70 padres da diocese de Guarapuava já estão reunidos na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe para três dias de estudos e espiritualidade.

06/11/2017 16:39:00


Com o tema “Gestão eclesial em um novo tempo”, mais de 70 padres da diocese de Guarapuava se reúnem, de 06 a 09 de novembro, para mais uma edição do Encontro de Formação Permanente do Clero. O evento está sendo realizado na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Santana, em Guarapuava.

O coordenador do clero da diocese de Guarapuava e também do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Valdecir Badzinski, falou da importância do encontro para os padres da diocese. Ele também destacou que o preparo dos presbíteros resulta em ótimas ações dentro das comunidades onde atuam. “Todos os anos ou conforme a demanda, preparamos este momento intensivo de estudos para que os padres possam levar adiante seus trabalhos pastorais e se integrar cada vez mais às suas comunidades. Neste momento, nosso trabalho será muito prático, pois vamos tratar da gestão eclesial em um novo tempo. Vamos estudar com foco no dia a dia dos padres, levando em conta situações reais. Vamos falar da área jurídica, financeira, recursos humanos e afins. O presbítero é o foco nesta oportunidade. É um aprofundamento nesta área e os padres se mostram interessados em aprender cada fez mais. Tudo isso é para que a Igreja se torne cada vez mais missionária e atuante na vida das comunidades”, destacou padre Valdecir.

Os trabalhos serão assessorados pela equipe de ecônomos da província de Curitiba. Assuntos como organização diocesana, fundamentação canônica na gestão eclesial, contabilidade e financeiro, imunidade tributária, além de segurança de vida e espiritualidade farão parte dos três dias de encontro.

 

Foto: padre Itamar Abreu Turco