Notícias

GUARAPUAVA: Gestão eclesial é estudada em Encontro de Formação Permanente do Clero

Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava, falou da importância da formação para os padres e dos resultados que as comunidades podem visualizar a partir deste aprendizado.

09/11/2017 16:41:00


De 06 a 09 de novembro, mais de setenta padres da diocese de Guarapuava se reuniram na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Santana, para mais um Encontro de Formação Permanente do Clero.

Com o tema “Gestão eclesial em um novo tempo”, os padres ouviram palestras e debateram sobre vários assuntos envolvendo as paróquias e questões econômicas da Igreja.

Em entrevista ao Centro Diocesano de Comunicação (CDC), o bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, falou da importância da formação para os padres e dos resultados que as comunidades podem visualizar a partir deste aprendizado. Conforme o bispo, as palestras formativas têm por objetivo provocar os presbíteros para novos desafios e instigá-los a trabalhar com mais carinho e cuidado para com gestão de suas paróquias e comunidades. “Todos os anos, realizamos ao menos duas assembleias com nossos padres. Uma no meio do ano e outra no final. Os temas trabalhados sempre são de muita importância para os padres e para as outras pessoas. Discutimos diversos assuntos em nível amplo e também com aprofundamento, com explicações específicas sobre o tema, que desta vez, tratou da gestão eclesial. Nesta oportunidade, também contamos com a presença e assessoria de oito dioceses da província de Curitiba, província esta da qual fazemos parte enquanto diocese. Considero como muito proveitoso este aprendizado e tenho a certeza de que todas as comunidades serão beneficiadas de forma direta com os conhecimentos adquiridos pelos padres nestes dias de trabalho e de estudo”, detalhou Dom Wagner.

Padre Valdecir Badzinski, que até então era coordenador do clero em nível diocesano e também Regional (Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB)  (houve eleição durante o encontro e novo coordenador foi escolhido pelos presbíteros) falou da importância do encontro para os padres da diocese. Ele também destacou que o preparo dos presbíteros resulta em ótimas ações dentro das comunidades onde atuam. “Todos os anos ou conforme a demanda, nós preparamos este momento intensivo de estudos para que os padres possam levar adiante seus trabalhos pastorais e se integrar cada vez mais às suas comunidades. Neste momento, nosso empenho foi muito prático, pois pudemos tratar da gestão eclesial em um novo tempo. Os três dias de estudos levaram em conta situações reais. Estudamos com visão apurada nas áreas: jurídica, financeira, recursos humanos e afins. O presbítero foi o foco nesta oportunidade. Pudemos nos aprofundar e aprender cada vez sobre este setor que é vital para a manutenção de nossas paróquias, seminários, e benfeitorias da Igreja. Tudo isso é para que a Igreja se torne cada vez mais missionária e atuante na vida das comunidades”, sublinhou padre Valdecir.

Os trabalhos foram assessorados pela equipe de ecônomos da província de Curitiba. Assuntos como organização diocesana, fundamentação canônica na gestão eclesial, contabilidade e financeiro, imunidade tributária, além de segurança de vida e espiritualidade fizeram parte dos três dias de encontro.

NOVO COORDENADOR

Ao final do encontro, os presbíteros elegeram um novo coordenador diocesano do clero para um mandato de quatro anos. Para o cargo, com maioria absoluta dos votos, foi eleito o padre Joaquim Bernardo da Rocha, pároco da paróquia Imaculada Conceição, de Cantagalo. Ele assume o lugar do padre Valdecir Badzinski, pároco da paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão.

Padre Joaquim disse que se sente feliz pelos votos de confiança e que pretende fazer o melhor em sua nova função junto à diocese de Guarapuava, sempre zelando para o bom andamento dos trabalhos dos presbíteros. “Obrigado a todos os padres pelo voto de confiança. Embora temeroso pelo cargo a mim confiado, eu me sinto muito feliz por tudo isso. Que Deus, o Senhor de todos nós, nos abençoe nesta missão”, agradeceu padre Joaquim.

DECANOS

Os decanatos Centro e Pinhão acolheram novos decanos para um mantado de dois anos.

Em Pinhão, no lugar do padre Sebastião Pereira, pároco da paróquia São Sebastião, em Goioxim, assume o padre José dos Santos Rodrigues, pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Foz do Jordão.

Já no decanato Centro, no lugar do padre José de Paulo Bessa, pároco da paróquia Bom Jesus, assume o padre José Amarildo Novacoski, reitor do Seminário Menor Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava.

Galeria de Fotos