Notícias

ARTIGO: Preparai os caminhos do Senhor!

“Sejamos nós, seja você o ‘presente de Natal’ para as pessoas ao seu redor, para o mundo! Não podemos pagar tirando do nosso bolso? Tiremos da fé, do coração[...]”.

30/11/2017 08:27:00


Aproxima-se a festa do Natal, nascimento de Jesus Cristo. Eis o motivo cristão de nossa festa. Certos símbolos, certas tradições nos desviam um tanto do conteúdo mais importante da festa do Natal. Papai Noel, ceias fartas, presentes, viagens e muitas coisas mais. A ausência dessas coisas para muita gente deixa um vazio, uma frustração. Se prestarmos atenção na realidade que estamos vivendo no nosso país e, mesmo em outras partes do mundo, este natal de gastanças está difícil de acontecer.

Tenho uma sugestão muito simples: sejamos nós, seja você o “presente de Natal” para as pessoas ao seu redor, para o mundo! Não podemos pagar tirando do nosso bolso? Tiremos da fé, do coração. Entendamos, pelo nosso batismo somos cristãos, filhos e filhas de Deus! Deus nos conquistou nesta condição. Então, tiremos da fé, do coração, alegria e felicidade; partilha com os outros, os dons e talentos pessoais! Somos ricos, muito ricos e não precisamos depender do que o dinheiro compra para darmos satisfações aos outros, para vivermos intensamente o presente recebido do Pai, o menino JESUS!

Sim, para que isso seja possível precisamos “PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR!”. Prepararmos a nós mesmos, nossas disposições, pensamentos, nossos ambientes, nossas casas, nossas igrejas e celebrações. Sim, faremos diferente desde agora até o momento de celebrarmos com nossa Comunidade de fé o Nascimento de JESUS! Sim, teremos que nos preparar para participar, para partilhar intensamente os sentimentos que não podemos esconder, não podemos reservar só para nós mesmos, para alguns privilegiados.

Para essa preparação temos ótimas ajudas a serem vividas no tempo do Advento: A reflexão meditada da Palavra de Deus nos grupos de novena, a caridade, uma boa confissão, a presença do presépio em nossa casa e ambientes, e tantas coisas mais que o Espirito de Deus nos sugerirá.

Sim, faremos acontecer, teremos um Natal feliz, um Natal de Luzes! Como nos lembra a estrofe de um canto. “É NATAL DE JESUS, FESTA DE ALEGRIA, ESPERANÇA E LUZ!” COM VOCÊS, também eu estou preparando o NATAL! Como MARIA e JOSÉ o fizeram!

A todas e todos, FELIZ E SANTO NATAL!

Dom Antônio Wagner da Silva, scj

Bispo Diocesano