Notícias

Pastoral da Criança da diocese de Guarapuava encerra atividades de 2017 com encontro de formação

Os trabalhos que duraram três dias, foram destinados a coordenadores de Ramo e Área. Mais de trinta pessoas participaram das atividades.

30/11/2017 15:12:00


De 28 a 30 de novembro, a Pastoral da Criança na diocese de Guarapuava, realizou mais um encontro para os “Coordenadores de Ramo e Área”. Mais de quarenta pessoas das paróquias e comunidades da diocese participaram da formação que foi realizada na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Santana e também na sede das irmãs da Caridade Social, bairro Bonsucesso, ambas as instituições, em Guarapuava.

Os trabalhos, conforme a coordenação; fazem parte da agenda da Pastoral da Criança e este é um momento onde se realiza um balanço das atividades desenvolvidas no período.

Durante os três dias de encontro, os integrantes participaram de momentos de oração, animação e discutiram assuntos inerentes à sociedade e também à Igreja, com foco nas atividades desenvolvidas em prol das crianças.

Em celebração ao projeto do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pede que em cada encontro ou momento de celebração, se reze uma dezena do terço pelas vocações,  os coordenadores da Pastoral da Criança na diocese foram além e rezarem o terço, que foi dividido em cinco momentos, com uma dezena em cada um destes momentos. A primeira dezena foi rezada às 14h15, logo após o início dos trabalhos.

Avaliação da caminhada da Pastoral da Criança durante o ano de 2017 e os desafios futuros para a instituição também se somaram à programação e foram debatidos pelas coordenadoras. Uma equipe diocesana falou sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco e evidenciou o amor à família como princípio fundamental para uma vivência cristã.

O Ano Nacional do Laicato, aberto oficialmente no dia 26 de novembro em todo o Brasil, foi tema de uma palestra com espaço para perguntas e reflexões por parte dos presentes.

Uma missa celebrada pelo padre Gilson José Dembinski, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pitanga e assessor dos Círculos Bíblicos na diocese, abriram os trabalhos do dia 29 de novembro. Durante a celebração, a segunda dezena do terço foi rezada. À tarde, a irmã Clotilde Rodrigues Bonfim, da Caridade Social, assessorou uma oficina de espiritualidade. Após a palestra, à noite, houve uma celebração natalina seguida de um jantar festivo em confraternização pelo final do ano de 2017.

Fechando os trabalhos, no dia 30 de novembro, houve uma missa celebrada pelo padre Itamar Abreu Turco, coordenador da Ação Evangelizadora na diocese. Na ocasião, os participantes rezaram a quarta e a quinta dezenas do terço, promoveram uma reunião dos decanatos e fizeram nova avaliação dos serviços da entidade.

O encontro com os coordenadores de Ramo e Área foi encerrado às 11h30, com um almoço. 

Galeria de Fotos