Notícias

Ponta Grossa sedia encontro com os candidatos à Missão na Guiné-Bissau

Esta é a terceira vez que o evento ocorre na cidade. Durante todo o dia, os candidatos a missionários tiram dúvidas e ouvem depoimentos de quem já trabalhou no país africano.

07/02/2018 14:48:00


Ponta Grossa sediou, no último dia 04 de fevereiro, um encontro com os candidatos à Missão Católica Beato Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. Ao todo, dezessete pessoas de várias dioceses do Paraná participaram da reunião que foi conduzida por Odaril José da Rosa, coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE). Os candidatos que estiveram em Ponta Grossa pretendem ir ao país africano ainda este ano e lá, se integrarem aos outros missionários que vivem e trabalham em favor daquela população.

O diácono Pedro Avelino Lang e sua mulher, Salete Lang que trabalham na Missão Beato Paulo VI, também participaram do encontro e falaram da experiência e dos desafios de ser missionário em outro continente, sobretudo, em um dos países mais pobres do mundo, como a Guiné-Bissau.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o  encontro com pessoas que pretendem trabalhar na Guiné-Bissau. O evento tem por finalidade conhecer os candidatos à missão e também proporcionar a eles o diálogo com os missionários que lá estão ou estiveram e passar algumas orientações práticas como quanto ao visto e entrada no país e passaporte.

Pedro e Salete falaram sobre as atividades desenvolvidas no último ano. Eles contaram sobre a construção de uma casa que está quase pronta e terá capacidade para acolher mais dez missionários a partir de julho. Os missionários também disseram das atividades de evangelização como a formação de catequistas e a iniciação cristã em novos povoados, que lá são chamados de “tabancas”. Os presentes fizeram diversas perguntas sobre o cotidiano da vida missionária, as dificuldades existentes e coisas que precisam estar conscientes ao assumir a missão.

No final da manhã, Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo de Ponta Grossa e referencial para a dimensão missionária no Paraná, presidiu a Celebração Eucarística. Em sua homilia, fazendo referência à Palavra, ressaltou que Deus conforta os corações por meio da ação do missionário e da missionária e a raiz disso é ter um dia recebido a graça, como a sogra de Pedro que foi curada, tocada por Jesus e em seguida pôs-se a servir. Após o almoço, Dom Sérgio permaneceu junto ao grupo e, ao final do encontro, concedeu a sua benção aos presentes.

Com informações e fotos do Regional Sul 2 da CNBB

Galeria de Fotos