Agenda

Diocese de Guarapuava promove quarto Encontro de Formação e Planejamento Pastoral

O evento é organizado pela coordenação da Ação Evangelizadora da diocese e está previsto em calendário. Padre José Carlos Pereira, especialista no assunto, será o assessor dos trabalhos.

26/02/2018 18:32:00


De 09 a 11 de março, a Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Santana, em Guarapuava, sedia a quarta edição do Encontro de Formação e Planejamento Pastoral em nível diocesano. “Voluntariado com responsabilidade” é o tema do curso que abordará o assunto: “Captação de Recursos na Estrutura Paroquial”.

O evento é organizado pela coordenação da Ação Evangelizadora da diocese e está previsto em calendário. Para trabalhar o tema, a organização do evento convidou, mais uma vez, o padre José Carlos Pereira, especialista neste assunto. Padre José Carlos já esteve em Guarapuava em 2016 para ministrar palestra sobre planejamento. Seu trabalho foi bem aceito devido à sua metodologia de ensino de fácil compreensão, conforme os participantes.

“Devemos conhecer as metodologias e aprender como elaborar um planejamento para depois, obtermos os resultados. O resultado de um planejamento é o plano. Na Igreja, o planejamento de uma comunidade deve obrigatoriamente passar pelo caminho da conversão. Sem conversão, não mudamos nada, não podemos abrir a consciência das pessoas”, ressaltou o sacerdote na ocasião em que trabalhou na diocese, há dois anos.

 “O encontro é uma sequência de estudos formativos em nossa diocese. Em cada palestra ou grupos de estudos, procuramos debater e trazer à luz nossas prioridades enquanto Igreja, que são os Círculos Bíblicos, a Missão e o Dízimo. Sem estes três pilares, a Igreja não se sustenta”, detalhou o coordenador da Ação Evangelizadora, padre Itamar Abreu Turco.

A formação é destinada a coordenadores diocesanos para assuntos econômicos (CODAE), coordenadores paroquiais para assuntos econômicos (COPAE), além de coordenadores e responsáveis pelas capelas nas diversas comunidades da diocese e membros do conselho pastoral paroquial (CPP).

SOBRE O PALESTRANTE

José Carlos Pereira é padre passionista, teólogo pastoralista, com doutorado em Sociologia pela PUC/SP. É autor de mais de 45 livros, em diversas áreas. É membro do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (NURES), do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP; é articulista da Revista Paróquias & Casas Religiosas, da qual também faz parte do Conselho de conteúdo e participou das pesquisas do CERIS (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais), fazendo a análise sociológica das suas últimas pesquisas sobre a realidade do clero brasileiro. É assessor do CCM (Centro Cultural Missionário), de Brasília/DF, organismo da CNBB e ministra cursos e palestras em Paróquias e Dioceses do Brasil.

SERVIÇO

O Valor das despesas dos três dias de formação será dividido entre todas as paróquias da diocese e cobrado por boleto bancário.

As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de março, por e-mail, no endereço: denise@diopuava.org.br ou pelo telefone: 42 3623 5984, com Denise Mores.  

“Pedimos para que as pessoas interessadas na formação façam as inscrições antecipadamente para evitar transtornos. Estamos à disposição pelo e-mail e também pelo telefone para esclarecer as dúvidas. Convidamos aos representantes das paróquias e comunidades para que participem de mais este momento de estudos”, orientou Denise.

PROGRAMAÇÃO

09/03/2018 – Início com jantar às 19h30

10/03/2018 – Continuação dos trabalhos

11/03/2018 – Encerramento às 13h00

Os participantes devem levar Bíblia, material para anotações, Cobertor, Forro de cama e material de higiene pessoal.

 

Fotos: Formação na diocese de Guarapuava em 2016.

Galeria de Fotos