Artigo

ARTIGO: A Quaresma e a Fraternidade

“Aproveitemos esse tempo de treinamento para o caminho da paz, da justiça e da liberdade, promovendo em nós, nas famílias, nas igrejas, na sociedade, um ambiente favorável para a fraternidade[...]”.

26/02/2018 10:23:00


Um tempo especial para lançarmos um olhar para o nosso interior, para os que estão próximos de nós e vislumbrar os que estão distantes. Um tempo de fazermos um treinamento no caminho de preparação para a Grande Festa da Páscoa. E uma festa não pode ser bem celebrada se não for cuidadosamente preparada. Vamos prepará-la bem, seguindo Jesus, em seu caminho, na doação de sua vida por nós.

Uns duzentos anos depois de Cristo, os cristãos, pensando em aproveitar melhor todos os frutos espirituais da Páscoa, introduziram o costume de celebrar três dias dedicados à oração à meditação e ao jejum, em sinal de luto pela morte de Cristo. Uns 150 anos depois aumentaram para 40 dias. Veio a Quaresma.

Neste tempo favorável para a nossa conversão e preparação para a Páscoa, temos a Campanha da Fraternidade desde 1964, com os objetivos permanentes de:

 1- Despertar o espírito comunitário e cristão no Povo de Deus comprometendo em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2- Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do evangelho;

3- Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

Neste ano, o lema proposto é: “Vós sois todos irmãos”(Mt 23,8), e o tema é “Fraternidade e superação da violência”.

Aproveitemos esse tempo de treinamento para o caminho da paz, da justiça e da liberdade, promovendo em nós, nas famílias, nas igrejas, na sociedade, um ambiente favorável para a fraternidade, pois em cristo somos todos irmãos.

Unidos em Cristo Jesus, como diocese de Guarapuava, na unidade que formamos e construímos juntos, continuemos invocando a intercessão de Nossa Senhora de Belém, rezando, pela saúde de nosso dispo diocesano, Dom Antônio Wagner da Silva, com votos de uma boa recuperação, podendo brevemente estar entre nós, realizando seu pastoreio nesta extensa diocese.

 

Padre Acácio Evêncio de Oliveira

Vigário-geral da diocese de Guarapuava