Notícias

Centenas de pessoas participam da 3ª edição do CONASPAR, em Aparecida, SP

Da diocese de Guarapuava, 16 pessoas foram enviadas ao Congresso que tem por objetivo capacitar o profissional que atua junto às secretarias paroquiais.

13/03/2018 09:36:00


De 06 a 09 de março, o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, sediou a terceira edição do Congresso Nacional de Secretários Paroquiais (CONASPAR).

O objetivo principal do evento, segundo seus organizadores, é capacitar o profissional e o voluntário na assessoria de gestão eclesial.

O Congresso é organizado e promovido pela Promocat Marketing Integrado, responsável também pela ExpoCatólica, maior feira de artigos e serviços religiosos da América Latina, CONAGE, Congresso de Gestão Eclesial, e o CONADIZ, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha.

Da diocese de Guarapuava, dezesseis pessoas participaram do evento.

Palestrantes de renome nacional trabalharam durante os três dias, proferindo palestras e promovendo oficinas com os diversos grupos formados por pessoas de diferentes partes do Brasil. O aprendizado obtido, conforme sublinham os participantes será de grande valia para o dia a dia nas tarefas que desempenham junto às comunidades. Nomes do meio católico, como Eliana Ribeiro e o padre José Fernandes de Oliveira, conhecido como padre Zezinho, da congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), também fizeram parte dos trabalhos do CONASPAR. Eles compartilharam experiências e alternativas encontradas para atuar de forma mais estratégica nos trabalhos do secretariado paroquial. O Congresso também ofereceu informações e tendências sobre o mercado de secretarias profissionais, além de promover o encontro de profissionais da mesma área para troca de experiências.

SOBRE O EVENTO

O CONASPAR também tem como objetivo debater os maiores desafios da profissão de secretário de paróquias, cúrias e casas religiosas para compartilhar experiências e alternativas encontradas pelos palestrantes e pelos próprios participantes para atuar, de forma mais estratégica, obter o reconhecimento da alta administração e incentivar para a mudança de comportamentos. O Congresso, desde sua primeira edição, objetiva ainda, oferecer informações e tendências sobre o mercado de secretarias profissionais, além de promover o encontro de profissionais da mesma área para troca de experiências.

O encontro ainda busca capacitar o profissional e o voluntário para assessorar, por meio de suas funções, em todas as áreas da gestão eclesial assim como nas atividades que fazem parte de sua agenda de trabalho. Durante os dias de Congresso, os participantes aprendem sobre questões básicas como dominar técnicas de redação de cartas e documentos, até mesmo questões comportamentais como antecipar-se aos problemas cotidianos interagindo com precisão e exercendo a liderança. Atividades simuladas da prática secretarial e da gestão eclesial, assim como a participação na organização e elaboração de eventos e cerimoniais e no desenvolvimento de ações sociais com a comunidade, fazem parte dos trabalhos desenvolvidos durantes os dias do Congresso.

Ao final, conforme ementa curricular, o Congressista será capaz de planejar, organizar, coordenar e avaliar as atividades de sua área de atuação entendendo os processos da sua comunidade eclesial, seu modelo de gestão e seus objetivos específicos e pastorais, bem como suas inter-relações com o ambiente externo e com toda a Igreja local, mantendo postura profissional e ética condizentes ao cargo que ocupa.

LOCAL

Até o ano passado, o encontro era realizado no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, na Cidade do Romeiro, também em Aparecida. Neste ano, com o crescimento do Congresso, ele passou a ser executado no Centro de Eventos. O espaço pode abrigar até oito mil pessoas tanto nas arquibancadas quanto na arena.

 

Galeria de Fotos