Notícias

Comissão de Reforma do Estatuto da CNBB prepara texto a ser apresentado à 56ª AG

A revisão partiu de uma consulta prévia aos bispos brasileiros, segundo cardeal Damasceno.

05/04/2018 08:31:00


A Comissão de Reforma do Estatuto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instituída em 2015, a pedido da própria Assembleia Geral dos Bispos, reuniu-se, no dia 03 de abril, na sede da entidade com a missão de avançar na revisão do estatuto. Antes, contudo, enviou uma carta aos bispos brasileiros pedindo sugestões de reforma ao documento.

O Estatuto Canônico e Regimento da CNBB foi aprovado em 2001 e publicado como Documento nº 70, tendo já completado 17 anos de funcionamento. “A vida é dinâmica e por isso, se faz de vez em quando, alguns ajustes e atualizações nos estatutos da Conferência”, avaliou Raymundo Damasceno.

Segundo cardeal e arcebispo emérito de Aparecida (SP) e que preside o trabalho de revisão do estatuto, a Comissão enviou uma correspondência aos bispos brasileiros pedindo suas contribuições. “Recebemos sugestões muito importantes e positivas. Fizemos uma análise destas e estamos aproveitando-as para atualizar o documento. Também as que, pelos anos de experiências na CNBB e nas comissões, julgamos oportunas inserir’, disse.

O cardeal Damasceno informa que a Comissão ainda se reunirá no dia 10 de abril, em Aparecida (SP) para os ajustes finais no texto. A versão final será apresentada ao plenário da 56ª Assembleia Geral, de 11 a 20 de abril. “Vamos apresentar o histórico do caminho que percorremos e um texto básico para estudo como ponto de partida”, disse. Após esse processo, o texto vai à aprovação dos bispos que poderão propor sugestões e emendas. Aprovado pela AG, o texto segue para a Congregação dos Bispos no Vaticano para aprovação final.

 

Comissão de Revisão do Estatuto da CNBB:

Cardeal Raymundo Damasceno – presidente

Bispos:

Dom Genival Saraiva de Francça

Dom Geral Lirio da Rocha

Dom José Belisário da Silva

Assessores:

Frei Evaldo Xavier Gomes

Monsenhor Gervásio Queiroga

Hugo José Cisneiros Sarubbi de Oliveira