Notícias

Biblioteca Diocesana de Guarapuava celebra 15 anos de fundação

A Biblioteca Diocesana de Guarapuava atende de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, no Edifício Nossa Senhora de Belém, Rua XV de Novembro, 7466, centro da cidade.

11/04/2018 14:01:00


Teatro, brincadeiras e muita animação fizeram parte das comemorações dos quinze anos da Biblioteca Diocesana de Guarapuava, no último dia 08 de abril. O evento foi organizado pelos funcionários do setor e reuniu dezenas de crianças para festejar o momento.

Fundada no dia 07 de abril de 2003, pela iniciativa dos bispos da diocese de Guarapuava, Dom Giovanni Zerbini (atualmente bispo emérito) e Dom Antônio Wagner da Silva (bispo diocesano), a Biblioteca Diocesana de Guarapuava é ponto de referência em se tratando de cultura e local de pesquisa na cidade.

Com um acervo que envolve milhares de livros e DVDs dos mais variados assuntos, além de revistas, jornais, informativos e também publicações antigas, a Biblioteca que funciona no térreo do Edifício Nossa Senhora de Belém, no centro de Guarapuava tem o objetivo principal de permitir acesso à cultura e disseminar conhecimentos a toda comunidade.

Estudantes, pesquisadores ou simplesmente amantes da leitura, encontram no silêncio e aconchego do local a oportunidade única de dar vazão às suas ideias e ampliar seus horizontes de conhecimentos através dos milhares de assuntos que podem ser pesquisados nos mais de dez mil livros que compõem o acervo da biblioteca.

Com espaço para acesso à internet e sala de leitura para crianças, a visitação ao local já se tornou rotina de muitas pessoas que encontram no coração da cidade a oportunidade de enriquecimento em se tratando de cultura e conhecimento.

Segundo Alessandra Pereira Custódio Mrosczko, uma das responsáveis pelo local, cada vez mais pessoas estão descobrindo a Biblioteca Diocesana e fazendo uso dos títulos disponível. A pesquisa e os trabalhos acadêmicos ganham forma na biblioteca. “Muitas pessoas vêm aqui para fazer pesquisas escolares e acadêmicas. Elas também podem emprestar DVDs e livros e também usar a internet. Quem quiser, pode se associar à biblioteca, pagando uma taxa de dois reais por mês. Com esta taxa a pessoa tem direito a todos os serviços oferecidos. O dinheiro arrecadado com esta pequena taxa é revertido na compra de mais materiais”, detalhou Alessandra.

Sidney Ida, que também trabalha na Biblioteca Diocesana, explicou que o local vem passando por mudanças e melhorias no sentido da organização e catalogação dos exemplares. Sidney também sublinha que a criação de um site para a biblioteca que já está em fase de teste, facilitará a pesquisa dos materiais e títulos disponíveis. “Este sistema que será implantado em breve unirá a Biblioteca Diocesana às bibliotecas do Seminário Nossa Senhora de Belém, tanto de Guarapuava como de Curitiba. Através da internet, será possível saber onde está cada exemplar e, se for necessário, fazer seu remanejamento. O leitor também poderá buscar informações sobre o livro que pretende emprestar antes mesmo de sair de casa”, destacou Sidney.

Todos os dias, conforme os funcionários, muitos exemplares são doados pela comunidade à Biblioteca Diocesana de Guarapuava. Eles ressaltam que com este gesto, a cultura se dissemina e o conhecimento se torna acessível a todos. “As doações são importantíssimas para a biblioteca. Todas as semanas, recebemos muitos exemplares de livros, revistas e outros materiais de pessoas que vêm até aqui, de forma voluntária e nos entregam os donativos. Isto é muito gratificante”, frisou Alessandra.

SERVIÇO

A Biblioteca Diocesana de Guarapuava atende de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, no Edifício Nossa Senhora de Belém, Rua XV de Novembro, 7466, centro da cidade.

Galeria de Fotos