Notícias

“Fake news e jornalismo de paz” foi o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais

Em Guarapuava a data foi celebrada no sábado, dia 12 de maio, com uma missa na Catedral Nossa Senhora de Belém, às 19h, seguida de uma mesa redonda tratando do tema.

14/05/2018 16:33:00


No último dia 13 de maio, a Igreja celebrou o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). A mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco, trouxe neste ano como tema “Fake news e jornalismo de paz”, baseado na passagem do Evangelho de João (Jo 8, 32) – “A verdade vos tornará livres”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído através do Decreto Inter Mirífica, no ano de 1966, durante o Concílio Vaticano II e traz, todos os anos, o pensamento do Papa sobre determinado tema aos comunicadores católicos e não católicos de todo o mundo. É sempre uma tentativa de ajudar na reflexão de assuntos atuais e que dizem respeito à comunicação.

GUARAPUAVA

No decanato centro da diocese de Guarapuava, a data foi lembrada no sábado, dia 12 de maio, com uma missa na Catedral Nossa Senhora de Belém, às 19h, celebrada pelos padres Jean Patrik Soares (pároco da Catedral) e Itamar Abreu turco (coordenador da Ação Evangelizadora e do Centro Diocesano de Comunicação – CDC).

No final da missa, a coordenadora diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom), Vanessa Paula Pereira, falou do trabalho desenvolvido junto às comunidades e paróquias e também apresentou os agentes da Pascom que ajudam a divulgar os trabalhos da Igreja em âmbito local. Juntos, todos proferiram a oração pelo Dia Mundial das Comunicações.

Em seguida, no salão social, foi apresentada uma mesa redonda tratando do tema. O Coordenador da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), que compreende a Igreja no Paraná, o jornalista Jorge Teles dos Passos, falou sobre “a mensagem do Papa Francisco para o 52º DMCS”. Já o jornalista Francisco Carboni abordou o tema “fake news e internet” e o jornalista e mestre em jornalismo Cléber Moletta discorreu sobre “mídia tradicional e o combate aos fake news”.

 

Com informações da Central Cultura de Comunicação

Fotos: Vanessa Paula / Pascom Diocesana

Galeria de Fotos