CNBB Sul 2

Igreja do Paraná envia mais um casal missionário à Guiné-Bissau

Pércio Pereira Vitória e Marcia do Rocio Pereira Vitória, estiveram na Missão por um período de três meses (de abril a julho deste ano) e agora retornam para um período de trabalho mais longo.

24/09/2018 09:24:00


Na noite de 21 de setembro, primeiro dia da 39ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Curitiba, os presentes viveram um dos momentos mais emocionantes do encontro. Na ocasião, o casal Pércio Pereira Vitória e Marcia do Rocio Pereira Vitória, recebeu o envio para a Missão Católica Beato Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.

A celebração eucarística foi presidida por Dom Mário Spaki, bispo diocesano de Paranavaí, Paraná e de nomeação mais recente no Regional, e concelebrada pelos demais bispos do Regional, padres e diáconos presentes na assembleia. Também participaram do momento considerado de extrema importância para os missionários, todas as lideranças das pastorais, movimentos e organismos do Paraná, familiares e amigos do casal.

Pércio e Marcia estiveram na Missão por um período de três meses (de abril a julho deste ano) e agora retornam para permanecer por um período mais longo. Após a homilia, Dom Mário os convidou para contarem um pouco da experiência que fizeram no período em que lá estiveram. Márcia contou que nos três meses de vivência em território africano, foi possível sentir o Evangelho na sua plenitude: “foi a experiência das bem-aventuranças e do amor pelos pobres. Esse pobre em que percebemos uma pobreza econômica, mas uma riqueza de partilha, de um sorriso e de algo que me diz: ‘como somos pequenos’”.

No momento do envio, após a comunhão, Dom Mário convidou o casal missionário e também o seu filho Robert, com a esposa e os dois netos, para irem até a frente, próximo a todos os bispos. Naquele momento, Dom Mário recordou que a Igreja do Brasil teve grandes missionários, que vieram pra cá apenas com uma cruz no peito e a força da fé, mas que “não temos nada a invejar desses grandes missionários, pois temos grandes missionários aqui hoje também”. Após a oração de envio, Dom Mário abençoou a cruz e a colocou nos missionários e o coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Odaril José da Rosa, entregou a eles um Novo Testamento, escrito na língua crioula, que é falada por aproximadamente 40% da população guineense. Para concluir, Dom Mário disse: “Esse casal é expressão da nossa Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau”, e convidou todos os presentes a darem um abraço nos mesmos.

Pércio e Márcia são casados há 32 anos, têm três filhos e dois netos. Eles pertencem à arquidiocese de Curitiba e já desenvolveram várias atividades no âmbito missionário. Nos últimos anos foram coordenadores regionais da Infância e Adolescência Missionária. A viagem para a Guiné-Bissau está marcada para o dia 20 de outubro e eles estão dispostos a permanecerem em missão por um período de quatro anos. A Igreja do Paraná se alegra e acompanha com a oração a vocação missionária desses leigos que põem suas vidas a serviço de Deus.

 

Regional Sul 2 da CNBB

Galeria de Fotos