Notícias

Morre, aos 66 anos, o terceiro bispo da diocese de Foz do Iguaçu

Dom Dirceu Vegini morreu no último dia 29 de setembro. Desde o dia 28 de agosto, ele estava internado em Foz do Iguaçu, tendo passado por uma cirurgia para a retirada de um tumor no fígado.

03/10/2018 11:48:00


A diocese de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná ficou de luto no último dia 29 de setembro. Morreu, aos 66 anos, vítima de um câncer no fígado, o bispo Dom Dirceu Vegini. Dom Dirceu estava internado no hospital Ministro Costa Cavalcanti, desde 28 de agosto deste ano. No último mês, ele passou por quatro cirurgias, mas não resistiu às operações e morreu.

VELÓRIO

O corpo de Dom Dirceu Vegini foi velado por dois dias e sepultado na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu, no fim da manhã do dia 01 de outubro.

Bispos, padres, parentes e amigos participaram do cortejo e prestaram as últimas homenagens ao religioso que dedicou sua vida em favor da igreja.

O enterro na Catedral que ainda está em construção foi uma escolha do próprio religioso. O corpo foi depositado na cripta, uma sala no subsolo, onde também estão os restos mortais de Dom Olívio Fazza, o primeiro bispo de Foz do Iguaçu.

SOBRE O BISPO

Dom Dirceu Vegini nasceu em Massaranduba, em Santa Catarina, em uma família de dez irmãos. Ele foi ordenado padre em 21 de janeiro de 1984, com 31 anos de idade. Em 2006, foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba pelo Papa emérito Bento XVI. Mais tarde, em dezembro de 2010, Dom Dirceu foi nomeado bispo da diocese de Foz do Iguaçu, onde permaneceu até sua morte.

NOTA DE CONDOLÊNCIAS

O Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), que diz-se da Igreja no Estado do Paraná, emitiu uma nota de condolências pelo falecimento do religioso, tão logo foi recebida a notícia.

Leia nota na íntegra:

 

Nota de condolências pelo falecimento de Dom Dirceu Vergini

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2Tm 4,7)

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 2 recebeu, com pesar, a notícia do falecimento de Dom Dirceu Vegini, terceiro bispo de Foz do Iguaçu, ocorrido na manhã deste sábado, 29 de setembro de 2018, dia em que a igreja celebra a festa dos Santos Arcanjos.

Desde o dia 28 de agosto, Dom Dirceu estava internado em Foz do Iguaçu, tendo passado por uma cirurgia (gastroduodenopancreatectomia) para a retirada de um tumor no fígado, permanecia internado lutando por sua vida.

O Regional Sul 2 louva a Deus pela vida deste grande bispo de apenas 66 anos de idade. Dom Dirceu foi um pastor solícito, zeloso do rebanho que a Igreja lhe confiou. A Igreja paranaense agradece Dom Dirceu pela sua vida doada nessas terras e pede a Nossa Senhora do Rocio, Rainha e padroeira do Paraná, que o acolha no Céu, junto de Deus e de todos os santos.

Que os Santos Arcanjos o acompanhem neste seu encontro na casa do Pai.

 

Pe. Valdecir Badzinski

Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2

Dom Amilton Manoel da Silva

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e Secretário da CNBB Regional Sul 2

Dom Geremias Steinmetz

Arcebispo de Londrina e Vice-Presidente da CNBB Regional Sul 2

Dom Mauro Aparecido dos Santos

Arcebispo de Cascavel e Presidente da CNBB Regional Sul 2

 

CNBB