Notícias

PORTUGAL: 1º de fevereiro, Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso

A proposta foi avançada em Lisboa no II Congresso do Diálogo Inter-religioso, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações.

11/10/2018 14:40:00


“Cuidar do Outro”. Este foi o tema que animou, no último dia 03 de outubro, na Universidade Católica em Lisboa, os trabalhos do II Congresso do Diálogo Inter-religioso.

O congresso contou com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marque, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro e também do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, além do Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim.

Participaram ainda do grupo de trabalho, diversas organizações governamentais e da sociedade civil, membros das comunidades científicas e representantes das diferentes denominações religiosas.

Em debate, estiveram temas como o direito à profissão de diferentes crenças e religiões em contextos de acesso e assistência hospitalar; a responsabilidade social nas ONG e sociedade civil, por via da intervenção e apoio social à comunidade; e ainda os contributos da educação formal e não formal para a aceitação e convívio entre diferentes comunidades religiosas.

O Conselheiro do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Walter Osswald, destacou na abertura do congresso, a importância do “Cuidar do Outro”, apontando a necessidade de um “espírito aberto” face às diferentes culturas, religiões e costumes.

Os trabalhos terminaram com a proposta da criação do Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso, a ser celebrado em 01 de fevereiro.

A proposta que será apresentada à Assembleia da República,  foi lida no II Congresso pelo Alto-comissário para as Migrações e pelo Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa.

 

Vatican News