Agenda

Guarapuava sedia 16º Passeio Ciclístico “Um Grito pela Paz”

Como em anos anteriores, os ciclistas se concentrarão em frente à catedral Nossa Senhora de Belém, Rua Senador Pinheiro Machado, 1931, centro da cidade. A partida será às 10h da manhã.

06/11/2018 14:49:00


No próximo dia 15 de novembro, feriado nacional por ocasião da Proclamação da República, haverá em Guarapuava mais uma edição do Passeio Ciclístico “Um Grito pela Paz”. O evento que é em honra a São José Freinademetz, padroeiro dos ciclistas, chega ao seu 16º ano sempre com adesão de mais participantes que encontram no ato de pedalar uma forma de evangelização e de celebração da paz entre os povos. Como em anos anteriores, os ciclistas se concentrarão em frente à catedral Nossa Senhora de Belém, Rua Senador Pinheiro Machado, 1931, centro da cidade. A partida será às 10h da manhã.

HISTÓRIA

A primeira edição do passeio ciclístico na cidade foi realizada no ano de 2003, motivada pelo à época pároco da paróquia Santa Terezinha, padre Zdzslaw Kalisz e pelo bispo diocesano à época e atual bispo emérito, Dom Giovani Zerbini com a presença de vários sacerdotes da Congregação do Verbo Divino (SVD), em comemoração ao ano da Canonização de São José Freinademetz.

A ideia foi um sucesso desde sua primeira edição e de lá para cá, o passeio se tornou um evento tradicional em Guarapuava. Todos os anos, centenas de ciclistas se reúnem em frente à catedral Nossa Senhora de Belém, no centro da cidade e, após bênção especial, partem rumo ao Bosque Bíblico Santo Arnaldo Janssen, às margens do Rio Cascavelzinho, na Rua Aragão de Matos Leão, um trajeto de quatro quilômetros e meio.

Conforme destaca Jair Golinhaki (Betinho), coordenador do evento desde o início, o passeio ciclístico é uma maneira de evangelizar e de estar sempre em missão e em harmonia com as pessoas. Ele explica que São José Freinademetz evangelizava na China usando a bicicleta como meio de transporte daí, o fato de ele ser eleito o padroeiro dos ciclistas. “Convido a todos para que participem de mais esta edição do Passeio Ciclístico ‘Um Grito pala Paz’. Será um momento de alegria e de evangelização, que buscará tocar nos corações de todos para que o os gestos de paz e solidariedade aumentem cada vez mais nos lares, nas ruas, nas escolas, nas igrejas e nos ambientes de trabalho. Pedalar, além de fazer muito bem à saúde das pessoas, também promove a harmonia entre os povos”, sublinha Betinho.

Durante o evento serão sorteados brindes e bicicletas aos participantes.

O Passeio Ciclístico “Um Grito pela Paz”, é uma realização da catedral Nossa Senhora de Belém e Rotary Club de Guarapuava. Apoio: Coamo – Agroindustrial Cooperativa.

Informações sobre o Passeio Ciclístico podem ser obtidas pelo telefone (42) 3035-7933.