Notícias

Centenas de pessoas participam de festa em benefício do Albergue de Guarapuava

Missa, desfile de jipes, almoço comunitário à base de churrasco e sorteio de prêmios, foram as principais atividades realizadas pelo Albergue Noturno Frederico Ozanam, no último dia 09 de dezembro, em Guarapuava.

11/12/2018 09:50:00


Em 09 de dezembro, aniversário de Guarapuava, o Albergue Noturno Frederico Ozanam, realizou uma festa para arrecadar fundos.

O evento foi no salão social da Catedral Nossa Senhora de Belém. Houve desfile de jipes, uma missa às 10h30 e, em seguida, os presentes participaram de um churrasco.

Daniel Dalzoto vice-presidente do Albergue Noturno Frederico Ozanam, concedeu entrevista ao Centro Diocesano de Comunicação (CDC) antes do evento e falou das dificuldades porque passa a instituição. Ele também sublinhou que os eventos festivos são essenciais para a manutenção da casa que é coordenada por integrantes da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), os Vicentinos. “Em nosso estatuto, temos que realizar três festas regulamentadas por ano. Estas festas são para confraternização e também para arrecadar fundos. Mas, em outras diretorias, nunca foi feita uma festa só para o Albergue. No ano passado (2017), foi realizado um churrasco para arrecadar dinheiro para cumprir com os compromissos em atraso. Conseguimos pagar algumas contas naquela época, mas agora, a situação está calamitosa. Passamos por um momento de extrema dificuldade e contamos, todos os dias, com a generosidade do povo para manter as coisas em andamento”, contou Daniel.

O vice-presidente também destacou que os resultados da festa foram bons, embora as metas não tenham sido atingidas em sua totalidade. Ele contou que houve sobra de carne e atribui isso aos vários eventos que ocorreram na cidade na mesma data. “Sobraram duzentos churrascos, em torno de 300 quilos de carne. Mas este produto está congelado e poderá ser consumido pelas pessoas do albergue. Portanto, não houve perdas. Por outro lado, vendemos muitas cartelas para os sorteios de prêmios e arrecadamos o valor de R$ 14.000,00. Este valor vai ser de muita utilidade para que possamos pagar as dívidas da casa. Também tivemos uma participação maciça na missa que foi presidida pelo bispo Dom Wagner (Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava), que falou em seu sermão, sobre a obra dos vicentinos. Isso nos alegra. O desfile de jipes emocionou os presentes e eu só tenho a agradecer por todos os que se dispuseram a ajudar nesta causa do Albergue de Guarapuava”, pontou Daniel.

SOBRE O ALBERGUE

Fundado no dia 04 de abril de 1984, por iniciativa da Sociedade São Vicente de Paulo, em conjunto com a diocese de Guarapuava, através do primeiro, bispo Dom Frederico Helmel, o Albergue Noturno foi um divisor de águas na cidade que, até então, não contava com este tipo de obra de caridade.

Desde sua fundação, milhares de pessoas já passaram pela instituição que, todos os dias, se mantém de portas abertas a atender a quem mais precisa.

Semanalmente, cerca de 40 pessoas procuram pelo Albergue Noturno Frederico Ozanam para pernoitar e para fazer uma refeição que, muitas vezes, é a única do dia.

Com seis quartos contendo dez camas cada um deles, por muitas vezes, a casa fica lotada. Devido às regras da instituição que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas, muitas pessoas preferem fazer apenas as refeições naquele local e ir dormir em outro lugar. Mesmo assim, a instituição disponibiliza de um local para banho e fornece um cobertor e roupas limpas para estas pessoas para que tenham o mínimo de conforto e dignidade durante as noites que, em sua maioria, são geladas em Guarapuava.

VOLUNTÁRIOS

A espinha-dorsal do Albergue Noturno Frederico Ozanam em Guarapuava são os voluntários. Através de doações por parte das pessoas da comunidade, a casa é mantida com suas necessidades básicas como alimentação e produtos de uso diário. Há também quem ofereça móveis, roupas, calçados e outros donativos que são vendidos nos bazares que são promovidos nos três primeiros sábados de cada mês na casa. O quarto sábado é destinado à celebração da missa com a participação dos moradores e da comunidade. Há também quem prefira fazer doações em dinheiro com o intuito de manter o funcionamento da instituição. A estas pessoas, são oferecidos número de conta corrente para que possam efetuar o depósito dos valores oferecidos como caridade.

Seguindo o exemplo de seu fundador, o médico Frederico Ozanam, o Albergue Noturno de Guarapuava está sempre à disposição daqueles que mais precisam.

SOBRE O FUNDADOR

Frederico Ozanam nasceu em 23 de abril de 1813, em Milão, na Itália. De família católica e assistencialista, desde muito cedo, Frederico fez da caridade seu modo de vida, doando seu trabalho, seu tempo e suas ideias em prol de quem mais necessitava. Em sua profissão, o médico nunca fez distinção de classe social, de credo, dispendendo o mesmo atendimento a quem podia pagar e a quem nada tinha a oferecer.

Desta maneira, em Maio de 1833, com apenas 20 anos, Frederico funda, juntamente com seis companheiros, as Conferências de São Vicente de Paulo. Esta obra deu origem em todo o mundo ao sistema de acolhida aos necessitados com raízes profundas no catolicismo e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Em muitos lugares esta obra é chamada de albergues.

SERVIÇO

Qualquer pessoa da comunidade pode ser um voluntário e ajudar no Albergue Noturno Frederico Ozanam. Para isso, basta entrar em contado com a instituição através do telefone: 42 3624 3121. Há também uma conta disponível para as doações em dinheiro. Os dados são: Banco do Brasil; Agência: 0299-2; Conta Corrente: 34781-7.

Quem tiver interesse em visitar a o Albergue, este fica à Rua Jaime Amaral Pachêco, 191, Bairro Conradinho, Guarapuava – PR. CEP 85055-120.