quinta-feira, 20 de junho de 2019

Notícias

Papa irá à Bulgária e Ex-República Iugoslava da Macedônia

A notícia da viagem apostólica do Papa Francisco aos dois países da península balcânica foi divulgada em 13 de dezembro pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke.

14/12/2018 08:53:00


O Papa Francisco vai visitar dois países da região sudeste da Europa no início do mês de maio de 2019. Segundo declaração oficial divulgada em 13 de dezembro, pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, a viagem apostólica começa pela Bulgária, de 5 a 7 de maio, na capital Sófia e na cidade de Rakovski, para depois seguir à Ex-República Iugoslava da Macedônia (FYROM). No dia 7 de maio, o Pontífice vai visitar Escópia, capital do antigo país iugoslavo que declarou independência em 1991.

Segundo a nota do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco aceitou o convite da Igreja Católica e das autoridades máximas dos dois países, que fazem fronteira e estão localizados na cordilheira dos Bálcãs (que se estende da Sérvia até o Mar Negro). O programa oficial da viagem apostólica ainda não foi divulgado.

VISITA À BULGÁRIA

Para a viagem apostólica na Bulgária, o logotipo apresenta duas mãos que apoiam um globo, que traz tanto a bandeira do país, como a região dos Bálcãs focalizada.

O convite para ser construtor de paz, simbolizado pelas mãos, é explicitamente chamado pela escrita do logotipo em latim e búlgaro, que diz: “Pacem in Terris” (“Paz sobre a Terra”). O tema faz referência à Encíclica de São João XXIII, nomeado o primeiro Visitador e Delegado Apostólico na Bulgária. Além disso, faz um chamado à oração pela paz que será feita pelo Papa Francisco no país.

VISITA À EX-REPÚBLICA IUGOSLAVA DA MACEDÔNIA

Já para a sequência da viagem, quando o Papa vai visitar a Ex-República Iugoslava da Macedônia, o logotipo apresenta as cores do país e da sua bandeira, representando a chegada do Pontífice que concede a sua bênção.

A imagem ainda traz, ao fundo, a cor azul que caracteriza o sari, a veste usada por Madre Teresa de Calcutá. A santa fundadora das Missionárias da Caridade, de fato, nasceu na capital do país, Escópia. O tema da visita, que no logotipo se apresenta em macedônio e inglês, é “Não temais, ó pequeno rebalho” (Lc 12,32).

 

Andressa Collet/Vatican News