segunda-feira, 22 de abril de 2019

Agenda

Guarapuava: padre Carlos de Oliveira Egler toma posse como pároco da paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores

Padre Elizeu Nahm assumirá a função de vigário paroquial. A missa de posse dos dois sacerdotes diocesanos será nessa segunda-feira, dia 11 de fevereiro, às 19h, na matriz.

11/02/2019 08:15:00


Nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, às 19h, os padres Carlos de Oliveira Egler e Elizeu Nahm, tomam posse na paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Guarapuava. Padre Carlos, que também é ecônomo da diocese de Guarapuava, assume como pároco. Padre Elizeu exercerá a função de vigário paroquial. Ambos os sacerdotes são diocesanos.

Todos são convidados a participar da celebração que será presidida pelo bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva.

CONGREGAÇÃO

No último dia 20 de janeiro, os padres da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (CP) – [Passionistas] encerraram suas atividades em Guarapuava, depois de 43 anos de atuação na diocese, sendo que, 40 destes foram na paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores.

O anúncio oficial da saída dos Passionistas da diocese foi feito na noite de 16 de novembro de 2018, em uma reunião entre o provincial [dos Passionistas], padre Leudes Aparecido de Paula, o bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner de Silva, além de lideranças da paróquia.

Em entrevista ao Centro Diocesano de Comunicação (CDC), na ocasião, padre Leudes disse que o motivo da saída dos padres Passionistas da diocese faz parte de uma reestruturação da congregação. Conforme explicou, devido à demanda por serviços missionários em outras regiões e em outros países aliada à baixa procura pelas vocações sacerdotais, houve a necessidade de se pensar de maneira diferente e reformular as tarefas a serem desenvolvidas a partir de agora.

“Nós não estamos encerrando nossa presença aqui em Guarapuava, tampouco, estamos retirando nosso carisma desta cidade. Nós estamos indo, como religiosos que somos, para outros areópagos, para outras terras onde haja a necessidade de nosso trabalho. Porém, o nosso carisma permanece para sempre. Aqui, foi lançada a semente que germinou, cresceu e, todos os leigos e todas as leigas que beberam e bebem desse carisma, nos dão a certeza de que ele será continuado”, sublinhou padre Leudes.

Com nove comunidades, além da matriz, a paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores atende a uma grande região do município de Guarapuava. Diariamente é intensa a procura pelos serviços dos sacerdotes naquela comunidade.

SERVIÇO

A paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores está situada na Rua Padre Salvador Renna, 961, Bairro Santa Cruz, em Guarapuava. Mais informações sobre a paróquia, seus projetos e horários de celebrações podem ser obtidos pelo telefone: 42 3623 1801 ou pelo e-mail: santacruz@diopuava.oerg.br.