sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Notícias

Movimento Cursilho da Cristandade realiza encontro em Pitanga

A 76ª edição do Cursilho Masculino Adulto foi realizada na Casa de Formação São José Freinadmetz, em Pitanga, de 11 a 14 de abril deste ano. Ao todo 58 pessoas receberam a formação cristã.

16/04/2019 10:46:00


De 11 a 14 de abril deste ano, a Casa de Formação São José Freinadmetz, em Pitanga, sediou a 76ª edição do Cursilho Masculino Adulto da diocese de Guarapuava. Ao todo, 58 pessoas participaram do retiro que tem por objetivo, conforme os organizadores, promover um “verdadeiro encontro com Cristo”.

Em comemoração aos 50 anos da presença do Movimento Cursilho da Cristandade (MCC) na diocese de Guarapuava, diversas atividades vêm sendo preparadas para este ano, sempre na busca pela evangelização e disseminação das mensagens de Jesus Cristo.

ATIVIDADES

De 02 a 05 de maio, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava, será realizada a 73ª edição do Cursilho Feminino Adulto. Já de 06 a 09 de junho, também na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, se dará a 77ª edição do Cursilho Masculino Misto (jovens e adultos).

NOVA COORDENAÇÃO

Desde o dia 27 de janeiro deste ano, o MCC da diocese de Guarapuava, está com nova coordenação. Rosemary Ribas foi eleita coordenadora do Movimento. A função de vice-coordenador, foi atribuída a Rogério Alberti. Hellin Guariza é a primeira-secretária e Juliano Roseira auxilia a equipe como segundo-secretário.

Com um mandato de dois anos, a nova coordenação tem muito trabalho pela frente, segundo destacou Rosemary, uma vez que este ano, se comemora o Jubileu de Ouro (50 anos) da presença do Movimento na diocese. “Esse ano estamos comemorando nosso Jubileu de Ouro e temos bastante trabalho. Estamos planejando uma grande celebração e, para isso, devemos desempenhar várias atividades, mobilizar diversas pessoas, sempre com alicerce na oração, pois a partir da oração, todas as outras atividades ganham forma, como a preparação, a ação e a realização do evento, propriamente dito”, sublinhou Rosemary.

Reativar setores do Cursilho que estão parados atualmente, também faz parte das metas do novo grupo de trabalho. “Ao longo do ano, vamos conversar com pessoas de outros setores da diocese e tentar, na medida do possível, reativar o Movimento nestes locais. Temos atividades planejadas para 2019 tanto no setor Guarapuava, como no setor Pitanga. Os setores Palmital, Candói e Pinhão também se encontram em atividades. Com isso, percebo que há muito trabalho a ser feito, mas com o apoio da equipe, acredito que muita coisa poderá ser desenvolvida”, assegurou a coordenadora.

ENCONTROS

O Grupo Diocesano Executivo (GED) do Cursilho de Guarapuava se reúne duas vezes por mês, na 2ª segunda-feira, e na 4ª segunda-feira de cada mês, para discutir e planejar as atividades.

As reuniões são realizadas no Edifício Nossa Senhora de Belém, Rua XV de Novembro, 7466, terceiro andar, sala 301. “Além das reuniões normais, quando há necessidade, fazermos reuniões extraordinárias para organizar os trabalhos”, observou a coordenadora.

No terceiro sábado de cada mês, o MCC realiza encontros para jovens. O evento é realizado no Salão Azul da catedral Nossa Senhora de Belém e não precisa fazer parte do Cursilho, para participar. Todos são convidados.

SOBRE O CURSILHO

O Cursilho começou como um Movimento Católico, na Espanha, em 1948.  Seu objetivo era orientar pessoas através de encontros periódicos e despertar nos leigos a consciência do respeito, com base nas doutrinas cristãs, seu sentido prático e seus compromissos comunitários.

O movimento cresceu e, ao longo dos mais de 70 anos de existência, foi responsável por inúmeras mudanças em se tratando de pessoas e comunidades em todo o mundo.

JUBILEU

No Brasil, o Movimento está presente na maioria das dioceses paróquias e comunidades.

Em Guarapuava, há 50 anos, surgiam os primeiros trabalhos em nível diocesano. Para o integrante da coordenação que prepara o Jubileu de Ouro do MCC na diocese, Ranom Penteado, ao longo deste meio século de existência, muitos foram os trabalhos realizados, tanto na evangelização, quanto nos estudos. “Em nossa diocese de Guarapuava, este ano, o movimento completa seus 50 anos de evangelização em diversos ambientes, buscando levar ao conhecimento de muitas pessoas, o plano do amor de Deus. Através do seu método próprio, o Cursilho possibilita a vivência da fé encarnada e convivência do fundamental cristão, ajudando a descobrir e realizar as diversas vocações pessoais e motivando a atuação de cristãos que fermentem de evangelho os ambientes”, sublinha Ranom.

Fazer parte do MCC é fácil. Interessados poderão entrar em contato com a coordenação pelo e-mail: cursilhoguarapuava@gmail.com ou pelo telefone com WhatsApp: 42 9 9834-1141.

O MCC da diocese de Guarapuava também está presente nas redes sociais. Para acompanhar as atividades, basta acessar:

Facebook: https://www.facebook.com/CursilhoJovemGuarapuava

Instagram: @cursilhojovemguarapuava

Galeria de Fotos