quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Notícias

Secretário-geral da CNBB participa do Congresso Latino Americano da Pastur

Cerca de 150 pessoas participam do Congresso, vindas do México, Panamá, El Salvador, Chile e Argentina, bem como de Estados brasileiros como o Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

18/08/2019 02:37:00


O secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella participou do 2º Congresso Latino Americano da Pastur, que ocorreu de 12 a 17 de agosto, em Salvador (BA). Com o tema: “O turismo que transforma”, a iniciativa foi promovida pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) através do Departamento da Mobilidade Humana. No evento, palestrantes de seis países apresentaram experiências concretas de evangelização através do Turismo, estudos acadêmicos e reflexões teológicas.

Dom Joel afirmou que os participantes vivenciaram um conjunto de eventos, um voltado para a Pastoral do Turismo e outro voltado especificamente para o turismo religioso. “Há dois pontos que não podem ser perdidos e que ficaram muito claros: primeiro, o turismo como um campo muito fértil de evangelização e um novo areópago, expressão que a gente usa para esses novos campos. Todo esse mundo que, no caso do turismo, não é apenas o mundo da cultura, mas é um campo. Eu diria que aqui é um desafio novo. Segundo, algo que me chamou muito atenção desde que eu cheguei é a capacidade de unir forças que o turismo tem”, afirmou o bispo em entrevista que concedeu durante o evento.

O bispo foi convidado a ministrar a conferência da primeira mesa do congresso. O Turismo que Transforma, segundo a lógica do Evangelho, foi o tema da conferência. Além de Dom Joel, compuseram a mesa da cerimônia de abertura, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador; Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém e referencial da Pastur; padre Manoel Filho, coordenador Nacional da Pastoral do Turismo e Dênia Mangellis, coordenadora Latino Americana da Pastur. Na ocasião, Dom Murilo falou da importância de levar a chama do Evangelho para o mundo do Turismo e Dom Joel lembrou que esta ação está em total sintonia com a mensagem do Papa Francisco que deseja uma Igreja em saída.

Para Dênia, a Pastur na América Latina vem crescendo e já mostra a potência em fazer o bem através do Turismo. Representando a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Jorge Ávila confirmou a importância estratégica do Turismo Religioso para aquele Estado. Já o Superintendente do SEBRAE na Bahia, Jorge Khouri, declarou sobre a importância do Turismo como gerador de emprego e renda para as comunidades mais carentes.

Após as falas iniciais, uma homenagem à Bem Aventurada Dulce dos Pobres, na véspera do dia a ela dedicado, encerrou o momento protocolar da noite de abertura. Ao final, os congressistas foram convidados a participar da abertura da Feira do Turismo Religioso e Economia Solidária.

O CONGRESSO

Cerca de 150 pessoas participam do Congresso, vindas do México, Panamá, El Salvador, Chile e Argentina, bem como de Estados brasileiros como o Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Em seis dias de evento, os participantes puderam refletir sobre cultura urbana e a contribuição do turismo, o conceito antropológico e teológico de turismo religioso, o funcionamento de agências de turismo religioso, entre outros.

Durante o evento, foram realizados vários momentos de reflexão e conhecimento do patrimônio cultural e religioso da cidade sede do congresso. No último dia, domingo, 18 de agosto, os participantes fizeram um passeio pela rota da fé em Salvador.

Para Dom Irineu, bispo referencial da Pastoral do Turismo, o encontro foi um momento de formação. “Estamos trabalhando, refletindo sobre a importância do turismo religioso em nosso País, e estamos contando com a presença de vários Estados do Brasil que aqui estão representados, bem como de Países das Américas Latina e Central. Está sendo muito proveitoso”, contou na ocasião.

CNBB, com informações da Pastur Brasil e Regional Norte 2

Foto: Juancho Fotografia