quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Notícias

Grupo resgata Dança de São Gonçalo em Guarapuava

A Dança de São Gonçalo, um evento popular e religioso será resgatado em Guarapuava no próximo dia 07 de setembro. O encontro entre violeiros, dançadores e a comunidade, será no Bosque Bíblico Santo Arnaldo Janssen.

20/08/2019 11:23:00


Uma dança em grupo, mesclada com orações que faz parte da cultura popular e da devoção brasileira está sendo resgatada em Guarapuava. Trata-se do culto a São Gonçalo.

Em 07 de setembro, o Bosque Bíblico Santo Arnaldo Janssen, sediará um encontro com violeiros, dançadores e interessados em conhecer um pouco mais sobre esta história.

A dança religiosa tem origem e aculturação portuguesa. Inicialmente, foi apresentada nos templos católicos, com o objetivo de catequizar as pessoas. Historicamente, no Brasil, a dança de São Gonçalo era realizada na zona rural do País. Há muitas variações no modo como o evento é conduzido, de acordo com os costumes e tradições das comunidades. No entanto, a marca registrada, que é a interação entre os presentes, num reforço da amizade e amor para com o próximo, permanece inalterada em todos os locais.

Os principais personagens da dança são o mestre e o contramestre. Os tocadores de viola são figuras importantes na apresentação, pois atuam como guias dos demais participantes dançadores, devotos de São Gonçalo, que fazem promessas e orações pedindo a intercessão do santo.

O coordenador do Bosque Bíblico Santo Arnaldo Janssen, Jair Golinhak, é um dos idealizadores do resgate cultural e religioso na cidade Conforme destaca, esta é uma forma de as gerações mais novas conhecerem um pouco mais sobre as tradições que ultrapassam os tempos e, mesmo enfraquecidas, às vezes, resistem e não perdem a beleza e a importância para a sociedade. “A música, os cantos, a dança em si, que fazem parte desta manifestação cultural e religiosa, possuem uma beleza e uma importância muito grande para a sociedade. A dança de São Gonçalo é um agradecimento à vida. No passado, este evento era muito presente em Guarapuava e diversas comunidades, principalmente as da área rural, preparavam a festa como forma de partilha e de união entre as famílias. Este encontro que estamos preparando é um resgate dessas belas memórias. Muitas pessoas, a maioria idosas, falam com nostalgia e muito amor daquele período que ficou esquecido por décadas, mas que agora, queremos reavivar”, contou Jair.

Conforme a organização, o evento é gratuito e aberto para toda a comunidade que deseja rezar e conhecer um o pouco dessa memória religiosa e cultural vivenciada nas comunidades.

O Bosque Bíblico Santo Arnaldo Janssen fica na Avenida Cascavel, sentido BR 277, às margens do Rio Cascavelzinho, na cidade de Guarapuava.

Mais informações sobre a Dança de São Gonçalo podem ser obtidas pelos fones: (42) 3035-7933 e (42) 9 9123-9887

SOBRE SÃO GONÇALO

Frei Gonçalo de Amarante nasceu no século XIII, em Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo a Guimarães, norte de Portugal. Muito cedo, ele se viu chamado ao sacerdócio. Em sua formação humana e cristã, Frei Gonçalo passou pelo Convento Beneditino, depois por Braga, lugar onde foi ordenado pelo arcebispo. Não demorou muito para ser abade em São Paio.

Frei Gonçalo de Amarante pôde fazer várias peregrinações que muito enriqueceram sua vida espiritual e também apostólica. Ele foi a Roma, visitou os túmulos de São Pedro e São Paulo e tomou um “banho” de Igreja. Visitou a Terra Santa, conheceu os lugares santos por onde Jesus passou. Seu amor foi crescendo cada vez mais por Nosso Senhor.

Depois de voltar dessas peregrinações, ele teve ainda mais ardor para evangelizar. Discerniu sua vida religiosa e entrou para a família dominicana, daí vem o “frei”. Quanto ao “Amarante”, com seus irmãos de comunidade, ele foi para a cidade de Amarante em missão. Ele ficou conhecido como um segundo fundador dessa cidade, porque o seu amor apostólico o levava a ser um sinal no meio da sociedade.

Em 1262, morreu, deixando para o povo de Amarante, para todas as gerações ao norte de Portugal, para toda Europa e para todo o mundo, um testemunho de santidade que colabora para uma civilização mais justa.

 

Galeria de Fotos