terça-feira, 15 de outubro de 2019

Artigo

ARTIGO: Como Jesus lia a Escritura Sagrada?

O cristão só está em sintonia com Jesus quando sua leitura bíblica o torna mais humilde; mais engajado com sua comunidade, mais misericordioso com os doentes e injustiçados.

06/09/2019 10:57:00


Muitos católicos me perguntam sobre qual é o melhor método para ler a Bíblia. Sempre costumo responder que o método certo e mais simples para ler a Palavra de Deus, foi aquele do qual Jesus fez uso. Mãos à Bíblia e vamos juntos compreender o fascinante método de Jesus, para entender a Santa Escritura.

a) A exposição da lei sobre o descanso sabático: “Guardarás o dia de sábado e o santificarás, como te ordenou o Senhor, teu Deus” (Dt 5,12, Dt 20,8). Essa era um lei promulgada no Pentateuco. Todo judeu estava obrigado cumprir.

b) O cumprimento da lei na tradição de Israel: “Ora, aconteceu que, estando os israelitas no deserto, encontraram um homem juntando lenha num dia de sábado. Levaram-no para fora do acampamento e toda a assembleia o apedrejou, e ele morreu, como o Senhor tinha ordenado a Moisés” (Nm 15,32.36). Assumindo a lei ao pé da letra, o povo apedrejou o homem até a morte, fazendo uso da violência para assegurar o cumprimento da lei.

c) A releitura que Jesus fez da lei, na ótica da vida: frente à lei cumprida com todo rigor, Jesus agiu de modo livre. A lei do sábado não é para ele aprisionamento à letra, mas ocasião para fazer o bem. Contrariando os costumes, Ele permitiu aos discípulos famintos que colhessem espigas no dia de sábado (cf. Mc 2,23-25). Em outra ocasião realizou uma cura no dia de sábado (cf. Mc 3,1-6). E, diante de incompreensão do povo questionou: “É permitido fazer o bem ou o mal no sábado? Salvar uma vida ou matar?” (Mc 3,4).

Com Jesus, temos uma nova metodologia para ler a Palavra de Deus. Ele nos ensina a ler o texto sagrado na ótica da vida. Podemos chamar sua leitura de MÉTODO DA VIDA, pois todo seu esforço foi para encontrar na Palavra de Deus iluminação para vida do seu povo. Assim, ele fez na valorização do doente rejeitado, da mulher oprimida, do pecador desprezado, do faminto marginalizado, dentre outras situações.

Por isso, o cristão só está em sintonia com Jesus quando sua leitura bíblica o torna mais humilde; mais engajado com sua comunidade, mais misericordioso com os doentes e injustiçados. Esta sintonia também se diz de ser mais amoroso com sua família, sentir-se pronto para perdoar, mais solidário com os pobres e famintos em geral; e mais cuidadoso com toda a forma de vida.

Quem lê a Palavra de Deus como fez Jesus, amadurece no amor, transformando seu viver e fazendo a diferença em meio à sociedade. A essência da metodologia de Jesus se resume no seu projeto de vida plena para todos. “Eu vim para todos tenham vida em abundância” (Jo 10,10). Daí, ler a Bíblia como fez Jesus consiste em encontrar nela os recursos que ajudam o ser humano a viver melhor sua relação com Deus e com o próximo.

Padre Gilson José Dembinski é pároco da paróquia Sant’Ana, em Pitanga. Ele também é especialista em Teologia Bíblica e Psicologia Pastoral