segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Notícias

GUARAPUAVA: Dia Nacional da Juventude será comemorado em 21 de novembro na diocese

Por causa da pandemia de Coronavírus, o encontro que seria no último fim de semana de outubro, foi adiado para 21 de novembro. O evento será realizado simultaneamente nos quatro decanatos.

16/11/2020 11:32:00


Com base na Campanha da Fraternidade (CF) de 2020 e tendo como tema: “Dom e Compromisso”, e o lema “Ouviu e junto com eles caminhou” (Lc 24,15-17), no próximo dia 21 de novembro, sábado, a diocese de Guarapuava celebra o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

O evento que seria realizado no último fim de semana de outubro, foi adiado por causa da pandemia de Coronavírus. Cada um dos quatro decanatos da diocese escolheu uma paróquia para a promoção do evento que terá início no mesmo horário, 15h.

Desta forma, os jovens do decanato centro se reunirão na catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava. Os pertencentes ao decanato Pinhão, se encontrarão na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Inácio Martins. Os do decanato Pitanga, farão a reunião na paróquia Sant’Ana, em Pitanga. Já os do decanato Laranjeiras, poderão festejar o DNJ no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Laranjeiras do Sul.

Como medida de segurança, os participantes deverão usar máscaras e tomar todos os cuidados com a higienização das mãos. O distanciamento social será mantido em respeito às leis de saúde e vigilância sanitária.

SOBRE O EVENTO

O Dia Nacional da Juventude (DNJ), foi celebrado pela primeira vez por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. Surgiu, portanto, em sintonia com as discussões mundiais sobre a realidade dos jovens, mas com o objetivo de tornar essas discussões mais próximas da realidade da juventude brasileira.

A realização do DNJ ocorre todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral, quando se antecipa ou se celebra em domingo posterior. O evento sempre leva em conta temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes do Setor Juventude da CNBB.

 

Atualização: A matéria foi editada devido à mudança do encontro do Decanato Pinhão, que seria realizado em Turvo e foi transferido para Inácio Martins.