segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Notícias

Dom Fernando Saburido divulga vídeo sobre adiamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Dom Antônio Fernando Saburido, anfitrião do evento, divulgou um vídeo motivando os fiéis e o clero de todo o Brasil a aproveitarem o período de mais prolongada preparação para aprofundar reflexões sobre a Eucaristia.

18/11/2020 14:39:00


O XVIII Congresso Eucarístico Nacional, marcado inicialmente para ocorrer neste ano (2020), teve a sua data alterada pela segunda vez por conta das incertezas relacionadas à pandemia da Covid-19. Após a CNBB confirmar a remarcação do evento para 2022, o arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Antônio Fernando Saburido, anfitrião do evento, divulgou um vídeo motivando os fiéis e o clero de todo o Brasil a aproveitarem o período de mais prolongada preparação para aprofundar reflexões sobre a Eucaristia e, no âmbito local, trabalhar o Projeto Casa do Pão, iniciativa que urge, devido ao agravamento da pobreza.

“Após escutar a Comissão que está à frente do Congresso Eucarístico Nacional e ter consultado os bispos do Regional Nordeste 2, encaminhamos o segundo pedido de adiamento para a CNBB, dessa vez para 2022, por conta da pandemia que continua sem solução em todo o mundo”, contou Dom Saburido, revelando que o pedido foi acolhido prontamente, ficando assim confirmada a data proposta de 11 a 15 de novembro de 2022.

“Aproveitemos esse período de mais prolongada preparação para aprofundar nossas reflexões sobre a Eucaristia, ‘Pão em todas as mesas’, a partir do texto base que pode facilmente ser adquirido nas livrarias Paulinas em todo o Brasil. Enquanto isso, vamos trabalhando o projeto Casa do Pão, que será o marco desse congresso, iniciativa essa que urge devido à crescente necessidade do nosso povo, ampliada pela insegurança e agravamento da pobreza provocada pela covid-19”, disse Dom Fernando que também pediu a compreensão e o apoio de todas as arquidioceses e dioceses do Brasil.

O projeto Casa do Pão pretende ser um dos marcos e legado do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a exemplo do que ocorreu no III Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife em 1939. Naquela oportunidade, o gesto concreto foi a edificação da paróquia do Coração Eucarístico de Jesus (Matriz do Espinheiro), em Recife. Na edição em preparação, o planejamento é a criação da Casa do Pão: local para acolher moradores em situação de rua em suas necessidades básicas de higiene e alimentação. Este espaço ficará localizado no bairro do Recife.

CNBB