sábado, 15 de maio de 2021

Notícias

LUTO: Morre em Guarapuava, padre Reinaldo Cardozo, vítima da COVID-19

Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano, lamentou a passagem do sacerdote e destacou que todas as suas orações estão voltadas para o descanso eterno do religioso.

30/04/2021 16:15:00


Morreu, no início da tarde de hoje, 30 de abril, em Guarapuava, vítima da COVID-19, aos 56 anos, o padre Reinaldo Cardozo, da congregação Sociedade do Verbo Divino (SVD).

O sacerdote estava internado na UTI do Hospital Regional de Guarapuava, há 17 dias. Ele sentiu os primeiros sintomas da doença na Quinta-Feira Santa, 1 de abril, fez o teste para detectar o Coronavírus no dia seguinte, 2 de abril, quando teve o resultado positivo para a doença.

Medicado, padre Reinaldo voltou para casa, na paróquia Santa Terezinha, em Guarapuava, onde atuava como vigário paroquial, mas teve complicações por causa da patologia. Depois de consultas e novos tratamentos, ele precisou ser internado, mas não resistiu e morreu no começo desta tarde.

SOBRE O PADRE

O sacerdote concluiu seus estudos de Filosofia em 1998 na cidade de Curitiba, Paraná, e os estudos de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em 2005. Também realizou uma experiência missionária no México.

Reinaldo Cardozo recebeu os Ministérios do Acolitato e do Leitorato na Capela da Casa Central Espírito Santo, dos Missionários do Verbo Divino, SP, no dia 26 de maio do ano 2000.

Proferiu seus votos perpétuos na Congregação do Verbo Divino, no dia 02 de abril de 2005, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, diocese de Santo Amaro. Foi ordenado diácono no dia 3 de abril de 2005, na Capela Central Espírito Santo, diocese de Santo Amaro, por Dom José Luiz Bertanha, SVD, bispo diocesano de Registro, SP.

Em 14 de maio de 2006, foi ordenado sacerdote por Dom Getúlio Teixeira Guimarães, na paróquia Santa Terezinha em Guarapuava.

Do dia 10 de dezembro de 2013, até 30 de dezembro de 2020, atuou como pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campina do Simão, Paraná, sendo transferido, em seguida, para a paróquia Santa Terezinha, em Guarapuava, onde estava há quatro meses, como vigário paroquial.

CONDOLÊNCIAS

Padre Nivaldo da Silva, SVD, pároco da paróquia Santa Terezinha, lamentou a morte do vigário e amigo de longa data e disse que está rezando por sua alma.

Segundo a Pastoral da Comunicação (Pascom) daquela comunidade, todos os paroquianos receberam a notícia da morte do padre com muita tristeza. “Com profunda tristeza, a paróquia Santa Terezinha, em nome dos padres Nivaldo da Silva e José Garibaldi Uberti, comunica o falecimento do nosso querido vigário, padre Reinaldo Cardozo, missionário do Verbo Divino, vítima da COVID-19. Aos familiares, amigos e à família verbita, nossos sentimentos e tristeza neste momento”, destaca a Pascom.

Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano, lamentou a passagem do sacerdote e destacou que todas as suas orações estão voltadas para o descanso eterno do religioso.

“Padre Reinaldo Cardozo, missionário verbita, 56 anos de idade, mais uma vítima da COVID-19, na diocese de Guarapuava. Por sete anos esteve à frente, como pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Campina do Simão. Há quatro meses, havia assumido como vigário paroquial da paróquia Santa Terezinha, em Guarapuava. Deixa saudades e um legado de serviço e entrega pela causa do Reino. Descanse em paz!”, sublinhou Dom Amilton.

Galeria de Fotos