segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Dom Amilton

24º Domingo do Tempo Comum - Dom Amilton Manoel da Silva, CP

As leituras bíblicas nos apontam o caminho escolhido por Cristo e indicado a seus seguidores.

11/09/2021 13:30:00


O SEGUIMENTO DE JESUS

As leituras bíblicas nos apontam o caminho escolhido por Cristo e indicado a seus seguidores. 

A Primeira Leitura (Is 50,5-9) fala do “Servo de Javé”. Os judeus tinham uma ideia triunfalista do Messias, esperavam um grande rei, que iria devolver ao povo, as glórias perdidas. Nunca imaginaram um Messias sofredor, humilde e solidário com a dor da humanidade. Os primeiros cristãos viram neste “Servo Sofredor”, apresentado por Isaías, a figura de Jesus. 

Tiago, na Segunda Leitura (Tg 2.14-18), reafirma que “a fé sem obras é morta”. 

No Evangelho (Mc 8,27-35), Jesus faz o primeiro Anúncio da Paixão. O texto reflete a mentalidade triunfalista dos judeus e dos apóstolos. A Confissão de Pedro: Jesus está a caminho de Jerusalém e faz uma pergunta: Quem sou eu? Para o Povo é apenas um homem, convocado por Deus e enviado ao mundo com uma missão, como os profetas do Antigo Testamento. Para o grupo, ele é o Messias que Israel esperava. Pedro acerta na resposta, mas erra logo em seguida na prática. Jesus explica aos discípulos o seu caminho: a cruz. Pedro discorda e tenta afastar Jesus dessa ideia: “Afasta-te, Satanás...”. Os discípulos deverão seguir o mesmo caminho do Mestre, da renúncia, da cruz, da entrega e do dom da vida. Quem é Jesus hoje para mim? Temos um conhecimento pessoal de Cristo, ou apenas o que aprendemos nos livros ou nas palestras?  
Jesus continua a nos convidar para segui-lo. E nos lembra que as condições são, ainda hoje, as mesmas: “Quem quiser ser meu discípulo... renuncie... tome a sua cruz... e siga-me”.  
A Igreja nos convida a sermos “discípulos missionários de Jesus Cristo”.  

Bom domingo!
Deus te abençoe!