segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Artigo

Conheça a comunidade Santa Teresa de Calcutá

Fundada há 5 anos, a comunidade está localizada na Vila São Pedro, Bairro Boqueirão, em Guarapuava (PR)

09/09/2021 13:31:00


Por Valdemir Paulo Martins Filho – Seminarista da etapa do Discipulado no Seminário de Filosofia Jesus Divino Mestre

A Comunidade Santa Teresa de Calcutá, localizada na Rua Domício Marcondes, 139, na Vila São Pedro, Bairro Boqueirão, em Guarapuava (PR), é uma das nove capelas que compõem a paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores. Em comunhão com toda a paróquia e tendo em vista as necessidades pastorais do povo de Deus ali residente, a comunidade foi fundada em 2016 pelo padre Alan Hildeu Felício, religioso Passionista.

Há mais de vinte anos, antes da fundação da comunidade, existia no local uma casa que era utilizada pelos fiéis para atividades pastorais, sempre contando com a ajuda da paróquia. Foi nessa casa que iniciaram os trabalhos da Pastoral da Criança naquela localidade, contando com o apoio do padre Salvador Renna.

Desde o princípio a comunidade foi articulada através do serviço e doação de Afonsina Klinger de Oliveira, que se comprometeu com missão, atendendo às famílias da comunidade de diversas maneiras. Nesse período já eram realizados muitos encontros de caráter catequético e formativo no local, bem como a administração de Sacramentos.

No dia 14 de agosto de 2016, a comunidade foi fundada e dedicada à Santa Teresa de Calcutá, em uma Celebração Eucarística realizada às 15h e presidida pelo padre Alan. O local, que antes visava apenas atividades pastorais de cunho social, foi adaptado para tornar-se também um local propício para a reunião do povo de Deus, para a celebração dos Santos Mistérios e a comunhão entre o Senhor e o seu povo.

Conhecendo a realidade, padre Alan confiou à Afonsina e seu esposo, Ruberval de Oliveira, e seus três filhos, a missão de seguir como as primeiras lideranças. Desde então, a família lutou em prol da comunidade, guiados pela intercessão de Santa Teresa de Calcutá, canonizada menos de um mês após a fundação da comunidade, em 04 de setembro de 2016.

A comunidade Santa Teresa abrange, geograficamente, a localidade Vila São Pedro e Vila Mansueto. Nos últimos anos vem percorrendo um caminho de maior estruturação de pastorais e lideranças, buscando um maior comprometimento da comunidade com as necessidades pastorais, estruturais, espirituais e sociais. Assim, vem realizando um caminho de vivência do Reino de Deus, através da vida da Igreja como Sacramento de Salvação no mundo, que interpela a vida de cada indivíduo e o chama para um encontro mais profundo com o Senhor.

Atualmente, funcionam na comunidade a Pastoral da Criança, as celebrações Eucarísticas mensais, celebrações da Palavra e catequese, além de outras pastorais e movimentos que vem paulatinamente iniciando seus trabalhos e se estruturando, através da comunhão da comunidade com o Pároco, o Padre Carlos Oliveira Egler, os vigários paroquiais e toda a paróquia Santa Cruz. Novas lideranças vêm despontando, inspirados principalmente pelo testemunho de Santa Teresa de Calcutá e respondendo a um chamado mais exigente do Senhor, para um compromisso com a vida da Igreja, que preenche e dá sentido à vida, através do seguimento do próprio Cristo.

Neste ano de 2021 a comunidade se reuniu para uma novena em preparação à festa de Santa Teresa de Calcutá, sempre respeitando as medidas sanitárias de prevenção à COVID-19.  O evento contou com a ajuda das demais comunidades da paróquia e alguns grupos de pastorais. A novena aconteceu entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro. Nos três dias antecedentes à festa litúrgica da padroeira, a comunidade realizou um tríduo com celebrações noturnas de forma campal. O caminho de oração culminou com a celebração Eucarística em honra a Santa Teresa de Calcutá, presidida pelo padre Carlos Oliveira Egler, às 10h do dia 05 de setembro de 2021, dia de Santa Teresa de Calcutá, celebrando a devoção à padroeira e os cinco anos de sua canonização.

Galeria de Fotos