sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Agenda

Santuário de Aparecida prepara a 52ª Festa da Padroeira

Dia 12 de outubro é dia de intensificar as homenagens à Padroeira do Brasil, e o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, no Bonsucesso, já está preparando a 52ª edição da festa em honra à Mãe de Deus.

28/09/2021 10:18:00


Por centralcultura.com.br

Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança é o tema principal escolhido para as celebrações da dozena, que antecedem o dia da solenidade da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

Já é tradição naquela comunidade fazer doze dias de celebrações, de 1 a 11 de outubro, como apresto para o dia da festa. A temática da dozena deste ano foi inspirada na proposta do Santuário Nacional de Aparecida e intende propor uma reflexão sobre a magnitude da presença de Maria na caminhada da Igreja, que, como categoria eclesiológica é considerada a família, ou o povo de Deus, no trajeto ao Reino do Céu, ou seja, a Aliança.

O tema será tratado de diferentes formas a cada dia da dozena, conforme cada enfoque selecionado, como mandamentos, caridade, sacramentos, proteção à vida, família, meio ambiente e vocação, entre outros. Desta maneira, as celebrações da dozena serão realizadas duas vezes ao dia, para que as pessoas possam participar com os padrões de segurança de prevenção à Covid-19.

As missas serão celebradas às 6 e às 19h30, nos dias de semana e aos sábados, e às 9 e às 19h30, nos domingos. Todas as celebrações das 19h30 serão transmitidas pelas redes sociais do Santuário e também serão projetadas em telão externo para que possam ser acompanhadas pelas pessoas dentro de seus carros, no estacionamento.

No sábado, dia 10 de outubro, será a solenidade de coroação de Nossa Senhora Aparecida, logo após a celebração da dozena. E no dia 11, após a missa, está programada a tradicional procissão luminosa, quando os fiéis seguem, em cortejo, a imagem que representa a Padroeira do Brasil, com velas acesas nas mãos, por algumas ruas do Bairro Bonsucesso.

No dia da solenidade de Nossa Senhora Aparecida, as missas serão às 6, 8, 10 e 19h30. Os fiéis poderão acompanhar as celebrações das 10 e das 19h30 pelas redes sociais. A missa das 19h30 também será projetada no telão externo.

Ainda no dia 12 de outubro, será realizada a tradicional consagração à Nossa Senhora. Neste ano, será realizada em dois horários para maior segurança. A primeira às 15 e a segunda às 17 horas. Esta última será também transmitida pelas redes sociais. Para a participação presencial em qualquer uma das celebrações, as pessoas devem apresentar a senha, que pode ser retirada antecipadamente na secretaria do Santuário, em horário comercial.

Como mais uma forma de manifestação de fé, os devotos da Padroeira do Brasil também conduzirão a imagem de Nossa Senhora pelas ruas de Guarapuava. No dia 3 de outubro será pelos ciclistas, com a ciclo-romaria, e no dia 10, pelos motoqueiros, na moto-romaria. A programação prevê as saídas das romarias em frente ao Fórum da Comarca de Guarapuava, às 9 horas.

Durante todos os dias da dozena e da festa, haverá barraquinhas no espaço ao lado da igreja, com a venda de pastel, crepe, espetinho, bolo, cachorro-quente, além dos pratos típicos do Santuário, como o pão de Nossa Senhora, X-pernil, frango a passarinho com polenta frita e quirera com costelinha defumada, entre outros.

No dia 10 haverá almoço especial e no dia 12 o tradicional churrasco. Todos os alimentos serão vendidos apenas para retirada, não podendo ser consumidos no local. A abertura das barraquinhas será às 15 horas para pasteis, bolos e sonhos. Às 18 horas serão abertos os demais locais de venda. No dia 10, o almoço será vendido a partir das 11 horas e o churrasco do dia 12 já começa a ser comercializado às 8 horas.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida está à Rua Alípio Marcondes, 212, no Bairro Bonsucesso.