sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Agenda

Pastoral Familiar promove encontros de formação sobre a Semana Nacional da Vida

De 1ºa 8 de outubro serão realizadas reflexões sobre o tema “Família, Santuário da Vida”.

08/10/2021 08:30:00


Com informações da CNBB (www.cnbb.org.br) e da Pastoral Familiar da Diocese de Guarapuava
Inspirada pela encíclica Evangelium Vitae, do Papa São João Paulo II, a CNBB lançou o subsídio para a Semana Nacional da Vida, de 1º a 8 de outubro. O tema escolhido para 2021 é “Família, Santuário da Vida”. A partir das indicações contidas na encíclica, de 1995, são propostos encontros de reflexão a aprofundamento sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. São João Paulo II disse, no documento, que “como Igreja doméstica, a família é chamada a anunciar, celebrar e servir o Evangelho da vida”.

Em acordo com o que é proposto pela CNBB, as paróquias da Diocese de Guarapuava estão organizando, por meio da Pastoral Familiar, diversos encontros e celebrações sobre o tema. Segundo o padre Herick Rogger Vitchmechen, coordenador da Comissão da Família e Vida na Diocese de Guarapuava, “devemos zelar, defender e promover a vida considerando que a recebemos como presente de Deus, e cuidando dela estaremos administrando este precioso dom que Ele nos concedeu. [...] Voltamos nossas atenções ao dia 8 de outubro, dia do Nascituro. Como poderíamos pensar em direitos e deveres, em liberdade, em tantos outros aspectos que envolvem nossa vida diária, que envolvem a infância, a adolescência, a juventude e a velhice sem permitirmos que ocorra o nascimento? Sem considerarmos o valor e dignidade da vida humana desde a concepção até a morte natural, e em todas as suas circunstâncias?”.

Para finalizar a semana, entre os dias 8 e 10 de outubro, serão realizados três encontros de formação na Catedral Nossa Senhora de Belém. O padre Rafael Solano, doutor em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana de Roma e a psicóloga Mara Veríssimo serão os assessores dos encontros.

8 DE OUTUBRO - Sexta-feira - 19h
Início com a Santa Missa
Tema: Pais, guardiões da vida
Assessores: Mara Veríssimo e Pe. Rafael Solano

9 DE OUTUBRO - Sábado - 15h
Tema: Família, Santuário da Vida
Assessor: Pe. Rafael Solano
Em seguida, haverá uma carreata para a Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, onde será realizado o 2º Efatá – Vigília pela vida.

10 DE OUTUBRO - Domingo – 19h
Início com a Santa Missa
Tema: A educação emocional das crianças
Assessora: Mara Veríssimo

Em todos os eventos da Igreja, é recomendável a utilização de máscara, álcool em gel e respeito ao distanciamento social.