sábado, 31 de outubro de 2020

Agenda

Faculdade Claretiano Studium Theologicum promove 42ª edição da Semana Teológica

Pela primeira vez, por causa da pandemia de Coronavírus, o evento será realizado de forma on-line. Qualquer pessoa da comunidade pode participar. As inscrições custam R$ 25,00.

17/09/2020 10:23:00


A faculdade Claretiano Studium Theologicum, promove, de 21 a 25 de setembro, a 42ª Semana Teológica da instituição.

Com o tema: “Bioética na contemporaneidade: interseções entre a Teologia e as demais ciências”, pela primeira vez, o evento será realizado de forma on-line, por causa da pandemia de Coronavírus.

Em entrevista, o seminarista estudante do quarto ano de Teologia da diocese de Guarapuava e um dos organizadores do encontro, Matheus Kurta, falou sobre o evento e disse que durante os 42 anos de existência da Semana de Teologia, os estudantes são os protagonistas das atividades. “Neste evento anual, de nossa faculdade, nós, os alunos, somos os protagonistas, tanto na escolha dos temas, quanto na organização. Isso ocorre através do Diretório Acadêmico Studium Theologicum (DAST). O evento, sempre se deu de forma presencial, mas este ano, sendo inviável sua realização nesta modalidade, em diálogo com nossa faculdade, decidimos, então, pela primeira vez, realizar a Semana Teológica de maneira on-line”, pontuou Kurta.

Sobre o tema que norteará a semana de estudos, o seminarista destacou que este era um assunto que vinha sendo podido pelos estudantes, pois, conforme considera, há uma necessidade urgente de aprofundamento nesta temática. “A bioética, era um tema que há muito vinha sendo pedido pelos alunos, pois o assunto é transdisciplinar, uma vez que envolve muitas outras áreas do conhecimento. Com um olhar da Teologia, nós vamos aprofundar alguns pontos desse embate com outras ciências, dentro da temática da bioética”, detalhou Matheus.

Por se tratar de uma atividade anual e que faz parte do calendário acadêmico, a participação dos alunos é indispensável, bem como da maioria dos professores, conforme pontuou o seminarista. A exemplo das outras edições toda a comunidade é convidada a participar da Semana de Teologia. “Qualquer pessoa que se interesse por esse tema, seja da bioética, da teologia, ou de algum outro assunto específico, que será trabalhado ao longo da semana, é convidada a participar conosco, desde que faça a inscrição previamente. Caso não consiga assistir ao vivo, porque serão dois turnos, manhã e noite, a pessoa pode, através da plataforma, obter o vídeo da palestra e acompanhar depois”, destacou Matheus.

Os participantes receberão certificado ao fim da Semana de Teologia.

O evento será transmitido apenas pela plataforma ciaticket.com.br.

As inscrições custam R$ 25, 00 e podem ser feitas AQUI:

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira (21/09)

Palestrante:

— Padre José Rafael Solano (Fez pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Instituto para a Família Giovanni Paolo II – Roma. Atualmente é professor da PUC-PR, campus Londrina e membro do Centro Internacional Blaise Pascal na Universidade Blaise Pascal de Clermont-Ferrand – França)

9h – 10h30: Bioética e seus fundamentos;

19h30 – 21h: A relevância da Bioética na contemporaneidade.

Terça-feira (22/09)

Palestrantes:

— Ir. Silvia Cristina Maia (religiosa da Congregação da Copiosa Redenção. Formada em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae. Bacharela em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Atualmente trabalha com assessorias à Vida Religiosa e Sacerdotal e no acompanhamento psicoespiritual de religiosos(as), seminaristas e sacerdotes. Integra o grupo dos profissionais do Centro Âncora)

— Dr. Maurício Ehlke (Médico especialista em psiquiatria da infância e adolescência. Mestre em Saúde da criança e do adolescente pela UFPR. Área de pesquisa - neurociência do neurodesenvolvimento. Atualmente, integra o grupo de profissionais do Centro Âncora.)

9h – 10h30: A integralidade da vida consagrada em tempos de pandemia;

19h30 – 21h: Cuidar de quem cuida: as neurociências frente a questão dos consagrados.

Quarta-feira (23/09)

Palestrante:

– Prof. Adalto Luiz Chitolina (Formação em Teologia, Estudos Sociais, Letras, Jornalismo e Psicologia. Professor nas áreas de Espiritualidade e psicologia. Foi membro da Equipe de Reflexão psicológica da CRB Nacional (ERP). Integra o grupo dos profissionais do IATES - Instituto de Aconselhamento e Terapia do Sentido de Ser).

9h – 10h30: Saúde mental: uma questão multidisciplinar;

19h30 – 21h: Bioética e saúde mental: caminhos e recursos.

Quinta-feira (24/09)

Palestrante:

– Dra. Maria Inês de Castro Millen (Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1971), graduação em Teologia pela PUC-Rio (1992), mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Professora titular no curso de Teologia da Unicademia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: moral fundamental, moral social, moral sexual conjugal e familiar, bioética e antropologia teológica. Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral.).

9h – 10h30: Convergências entre Bioética e espiritualidade;

19h30 – 21h: Bioética e a dimensão social: um olhar sobre a pandemia.

Sexta-feira (25/09)

Palestrante:

– Prof. Dr. Mário Antônio Sanches (Fez pós-doutorado em Bioética na Cátedra de Bioética da Universidad Pontificia Comillas – Madrid. Atualmente é Coordenador do mestrado de bioética da PUC-PR, campus Curitiba)

9h – 10h30: Bioética frente aos avanços das biociências;

19h30 – 21h: Bioética e os 25 anos da Evangelium Vitae.