sábado, 15 de maio de 2021

Artigo

QUEM É QUEM NA BÍBLIA: Santa Prócula, a mulher de Pôncio Pilatos

Santa Cláudia Prócula é mais uma entre tantas outras personalidades que aparecem no Novo Testamento, sem referência ao nome.

12/03/2021 11:41:00


Talvez soe como desconhecida para você, leitor, o nome de santa Prócula, também chamada santa Cláudia Prócula. Mas conhecer um pouco sobre a vida dessa mulher não está fora do seu alcance. Basta você pegar agora sua Bíblia. Ela é mencionada no texto sagrado uma única vez, sem alusão ao seu nome (cf. Mt 27,19). Trata-se da mulher do famoso Pôncio Pilatos, aquele que, segundo os evangelistas, era procurador da Judeia, representante do poder romano, e que, por ocasião do julgamento de Jesus, se opôs à sua condenação (cf. Mt 27; Mc 15,1-15; Lc 23,13-25; Jo 19,1-16). No entanto, se acovardou e cedeu aos interesses de parte do povo, entregando Cristo para ser crucificado.

A fama de santidade da mulher de Pilatos se deve ao fato de ela ter se apresentado contra a condenação injusta de Jesus. Segundo o evangelista São Mateus, Prócula teria mandado um recado ao seu esposo Pilatos, pedindo para que não condenasse Jesus à morte: “Não faças nada a esse justo. Fui hoje atormentada por um sonho que lhes diz respeito” (Mt 27,19). Todavia, seu pedido não se concretizou devido à pressão de um grupo daquela sociedade que não compactuou com a proposta e postura de Jesus Cristo em nome do reino de Deus.

Santa Cláudia Prócula é mais uma entre tantas outras personalidades que aparecem no Novo Testamento, sem referência ao nome. Foi uma tarefa da tradição futura apresentar-lhe um nome. Um escrito apócrifo do século IV, chamado “Atos de Pilatos” apresenta uma versão mais elaborada da sua vida, destacando sua conversão ao cristianismo. Seu nome deriva das versões traduzidas desse texto. Algumas igrejas ortodoxas celebram sua festividade no dia 27 de outubro.

Padre Gilson José Dembinski

Parapsicólogo, pós-graduado em Bíblia e Ensino Religioso Escolar