domingo, 13 de junho de 2021

Artigo

ARTIGO: Bons pastores a serviço do Reino

Deus nos chama a viver a vocação de Cristo Bom Pastor, a dar a vida por suas ovelhas, principalmente por aquelas que se encontram dispersas, sem ter quem as conduza.

24/04/2021 19:00:00


Neste quarto domingo da Páscoa, a liturgia da Palavra nos apresenta como tema central o Cristo Bom Pastor, exemplo, inspiração e modelo a ser seguido em nossa vida cristã.

O tempo pascal é um tempo de renovação que nos convida a caminhar lado a lado com o Cristo vivo e ressuscitado, que testemunhou, através de gestos, palavras e ações, o amor de Deus aqui na terra. O exemplo de Jesus nos mostra que somos capazes de manifestar esse amor uns pelos outros.

“Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. Muito mais que apenas dizer, Cristo vive essas palavras em profundidade, pondo-as em prática.

As atitudes de Jesus revelam que ele é um Pastor capaz de reconhecer a importância de suas ovelhas. Ele não as abandona. Pelo contrário, permanece ao lado de cada uma delas com seu espírito de entrega e gratuidade.

É este mesmo exemplo que Cristo nos convida a viver, doando-se a ele e aos nossos irmãos, através de atitudes, gestos e palavras. “Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”.

 A vocação de pastorear brota do exemplo de Cristo em buscar o bem comum para todos, sem distinções. Seu exemplo atraiu inúmeras pessoas pela fé, pois todos reconheciam nele o próprio Deus que ama, perdoa e tem compaixão.

Cristo é o pastor que nos conduz e, sob seu exemplo, nos convida também a assumirmos a vocação de sermos pastores a serviço do Reino de Deus. É nosso dever, como cristãos, conduzir aqueles que estão à nossa volta para o caminho até Deus.

No mundo conturbado em que vivemos, precisamos ser bons Pastores que se importam com as ovelhas do rebanho de Deus, pois Cristo foi capaz de permanecer fiel às causas de seu rebanho, mesmo enfrentando inúmeras adversidades.

Assumir esta vocação exige dizer sim a Deus e ao seu projeto de evangelização eclesial. Somos convidados a ser bons pastores dentro da vocação ao matrimônio, à vida religiosa, sacerdotal e laical. Somos convidados a ser bons pastores em nossa vida cristã!

Deus nos chama a viver a vocação de Cristo Bom Pastor, a dar a vida por suas ovelhas, principalmente por aquelas que se encontram dispersas, sem ter quem as conduza.

Jesus Cristo é o pastor por excelência. Somos guiados por sua voz e, por isso, devemos ser também aqueles que conduzem as ovelhas para o caminho do seu Reino. E na certeza de que temos um pastor que é nosso guia, devemos contribuir de forma significativa para a construção de seu Reino, que se dá através do sim verdadeiro de cada cristão que assume com responsabilidade a sua vocação.

Portanto, Cristo Bom Pastor é o modelo que todo cristão deve assumir na vivência de sua vocação, estando convicto de que o amor de Deus move as suas atitudes no serviço ao Reino.   

Wagner Mendes Buava/ Seminarista de Filosofia/Discipulado